Nas Notícias

Tribunais e penhoras de pensões dos reformados: 11 milhões ‘retirados’ no primeiro trimestre de 2014

juizjuizAumentou o número de pensões de reforma que foram alvo de penhora. Em 2013, foram 181 mil pensões que os tribunais executaram, o que representa um crescimento de 24 por cento, em comparação com o ano de 2012. A verba total penhorada, no ano passado, atingiu 45 milhões de euros. No primeiro trimestre de 2014, 11 milhões de euros já foram alvo de penhora.

No ano passado, houve mais penhoras sobre pensões de reforma, segundo adianta o Diário Económico, que divulgou na sua edição de hoje dados da Câmara dos Solicitadores, relativos a 2013.

Nesse ano, foram executados pelos tribunais 181 mil reformas, o que representa um crescimento de 24 por cento, em comparação com o ano de 2012.

O valor em causa, nessas penhoras, segundo adianta aquele jornal nesta segunda-feira, tingiu 45 milhões de euros, no ano passado.

Grande parte dos idosos que viram as suas reformas penhoradas foi alvo de execução em tribunal pelo facto de serem fiadores de empréstimos de filhos, incapazes de cumprir contratos, segundo esclarece ao Diário Económico o presidente da Câmara dos Solicitadores, José Carlos Resende.

Tratam-se sobretudo de contratos de empréstimo à habitação, mas também de crédito ao consumo. Há ainda casos de dívidas a credores que prestam serviços básicos, desde fornecimento de água, luz ou gás.

A Câmara dos Solicitadores tem dados relativos a 2014, que apontam, até ao momento, 53 mil reformas e pensões, num valor de 11 milhões de euros já penhorados, no primeiro trimestre do ano em curso.

Este valor aproxima-se da realidade verificada em 2013 e mostra uma muito ligeira tendência de decréscimo.

Em destaque

Subir