Mundo

Triângulos “nazis” identificam os sem-abrigo de Marselha

triangulo nazi As autoridades de Marselha estão a obrigar os sem-abrigo a usar um cartão com um triângulo amarelo. Para muitos, é uma prática semelhante à estrela amarela que os nazis obrigaram os judeus a usar. Até o Presidente, François Hollande, e a ministra dos Assuntos Sociais estão contra.

A ideia, no papel, até parece boa: os sem-abrigo de Marselha, em França, passam a ter um cartão que, em caso de necessidade, resume o historial clínico do portador.

Só que esse cartão, para além de ter de estar sempre visível, está adornado com um triângulo amarelo. Só que dois triângulos sobrepostos (invertidos) formam a Estrela de David, o símbolo que os nazis obrigaram os judeus a usar no tempo do terceiro ‘Reich’.

A polémica explodiu de imediato: vários ativistas e organizações criticaram o “método nazi” da autarquia e até o Governo do Presidente François Hollande, por intermédio da ministra dos Assuntos Sociais, criticou a iniciativa.

“Estou chocada”, revelou Marisol Touraine, numa entrevista ao Le Parisien: “Obrigar os sem-abrigo a carregar um triângulo amarelo que exibe as doenças de que padecem é escandaloso. Não se pode apontar o dedo aos mais pobres, não vamos escrever na roupa que usam quais são as doenças que têm. A confidencialidade clínica é um direito fundamental”.

A ministra assegurou exigir “que esta iniciativa local acabe já”, mas quem manda em Marselha, a segunda maior cidade da França, não está de acordo.

“Estou surpreendido com a controvérsia absurda à volta deste cartão dos SAMU”, os serviços municipais de saúde, comentou o vereador Xavier Mery.

“Acima de tudo, os bombeiros e quem tiver de prestar apoio fica co acesso à informação essencial para identificar e fornecer a melhor ajuda possível a quem não tem uma rede social de segurança”, acrescentou.

Os argumentos não satisfazem os voluntários de instituições que trabalham no terreno. “É escandaloso, é estigmatizante”, condenou Christophe Louis, presidente do Coletivo Mortos da Rua, uma organização de apoio social: “Usar algo que mostra a todo o mundo quais as nossas doenças não é apenas discriminação, viola a confidencialidade médica. Ser identificado por uma estrela amarela ou um triângulo é horrível”.

Em destaque

Subir