Nas Notícias

Treze anos mais quentes do Planeta desde 1850 ocorreram nos últimos 15 anos (OMM)

marA Organização Meteorológica Mundial (OMM) alertou, em Durban, para o aquecimento do Planeta. Números revelados na 17.ª conferência da ONU sobre alterações climáticas indicam que os 13 anos em que foram registadas temperaturas mais elevadas encontram-se a partir de 1997. Por outro lado, a última década foi a mais quente, desde 1850.

A conferência de Durban apresenta a melhor prova do aquecimento global, indicando números que comprovam os efeitos das alterações climáticas. O Planeta está cada vez mais quente e nos últimos 15 anos encontra-se a esmagadora maioria dos registos mais elevados de temperatura desde que essa investigação é feita.

Outra informação que surge conferência da Organização das Nações Unidas (COP17) é o facto de 2011 ter sido o 10.º ano mais quente de sempre.

“Os dados científicos que apresentamos são sólidos e provam que o mundo está cada vez mais quente. Este aumento de temperatura deve-se à ação do ser humano”, realçou, em comunicado, Michel Jarraud, secretário-geral da OMM.

Em Durban, na COP17, alertou-se a população para os efeitos nefastos dessas alterações do clima, que se verificam na degradação das zonas costeiras, na área das ilhas e nas colheitas, com danos colaterais nas populações.

Segundo a OMM, entre 2002 e 2011, a par da década entre 2001 e 2010, encontram-se as temperaturas mais altas de que há registos, desde 1850. Foi neste ano que se começou a recolher a informação sobre temperaturas e este ponto de partida apresenta uma média de temperaturas muito inferior. A diferença é cada vez maior.

Em destaque

Subir