Cultura

Trevisan conquista Prémio Camões com unanimidade do júri

dalton_trevisanDalton Trevisan galardoado com Prémio Camões 2012. O escritor brasileiro, famoso pelos seus livros de contos, sobretudo ‘O Vampiro de Curitiba’, conquistou o prémio e a unanimidade do júri.

O anúncio da entrega do Prémio Camões foi feito hoje, em Lisboa, por Francisco José Viegas, secretário de Estado da Cultura. Dalton Trevisan vê assim destacada a sua obra, sobretudo pelo modo como soube desenvolver a arte do conto.

O Prémio Camões, no valor de 100 mil euros, foi instituído em 1988 por Portugal e Brasil e visa consagrar um autor de Língua Portuguesa. É entregue todos os anos a um autor que se destaque pela sua obra, ao mesmo tempo que contribui para o património literário do Português.

Dalton Trevisan, que nasceu a 14 de junho de 1925, em Curitiba, Brasil, destacou-se sobretudo com ‘O Vampiro de Curitiba’, mas conta na sua vasta obra com outros trabalhos que mereceram destaque na literatura.

Nos últimos quatro anos, produziu igual número de obras, desde ‘O Maníaco do Olho Verde’, em 2008, a ‘Violetas e Pavões’, em 2009, passando por ‘Desgracida’, no ano seguinte, e por ‘O Anão e a Ninfeta’, no ano passado.

Um dos primeiros livros editados em Portugal por Dalton Trevisan foi ‘Cemitério de Elefantes’, na década de 1980. Em 2012, é homenageado com o Prémio Camões 2012.

Em destaque

Subir