Nas Notícias

Três doentes com sarna internados no Hospital São João. Há profissionais infetados

O Hospital São João, no Porto, detetou esta semana casos de sarna em três doentes internados num serviço e admite que a doença foi transmitida a alguns profissionais de saúde.

A sarna, ou escabiose, é uma das doenças parasitárias humanas mais frequente e é contagiosa, tendo tratamento.

Numa nota enviada à agência Lusa, o Hospital de São João afirma que “neste momento, não há razão para medidas adicionais, não sendo este tipo de situação motivo para encerramento de espaços ou unidades”.

O hospital dá conta do três casos detetados em doentes internados, além da transmissão a alguns profissionais de saúde, sem referir quantos.

“Imediatamente após o diagnóstico foram implementadas todas as medidas de controlo de infeção preconizadas e foi instituído tratamento adequado a esses doentes”, refere o hospital.

A transmissão a outros doentes ou profissionais durante a fase de pré-diagnóstico foi também referida pelo hospital que ativou, entretanto, o “protocolo institucional de atuação para estas situações”.

“Foi ativado o protocolo institucional de atuação para estas situações incluindo as medidas de controlo de transmissão, o tratamento de todos os profissionais e dos doentes, bem como a procura ativa para deteção precoce de quaisquer novos casos”, adianta.

A sarna humana é uma doença cutânea contagiosa, causada por um parasita. Entre os sintomas, destacam-se a comichão ou prurido, sobretudo durante a noite.

Em destaque

Subir