Nas Notícias

Três das melhores universidades do mundo são portuguesas

universidade portoTrês universidades portuguesas estão incluídas entre as 500 melhores do mundo de 2012, refere um ranking divulgado pela Universidade de Jiatong, em Xangai, na China. Das instituições de ensino portuguesas, a Universidade do Porto é a mais bem classificada, considera uma das 400 melhores do mundo. Seguem-se a Clássica e a Universidade Técnica de Lisboa.

Os dados constam do Academic Ranking of World Universities (ARWU) – uma das grandes referências ao nível da avaliação do ensino superior – que selecionou as 1200 melhores instituições de ensino de 2012.

No ranking, a Universidade do Porto aparece entre as 301 e as 400 melhores do mundo, enquanto a Universidade Técnica e a Clássica de Lisboa encontram-se no patamar que vai das 401 às 500 melhores.

Numa comparação por país, Portugal obtém a 23ª posição – ex aequo com a Irlanda, Arábia Saudita e África do Sul – na lista dos países com mais universidades representadas (três).

Nos três primeiros lugares do ranking encontram-se, sucessivamente, a Universidade de Harvard, a Universidade da Califórnia e a Universidade de Stanford, todas sediadas nos Estados Unidos da América. As universidades norte-americanas têm, aliás, uma predominância esmagadora no topo da lista: das 20 melhores do mundo, 17 estão na América do Norte.

O ranking da Universidade de Xangai baseia a sua avaliação em quatro grandes critérios: qualidade da educação (os alunos galardoados com o Nobel ou com a medalha Fields); qualidade da instituição (professores ou investigadores com Nobel ou medalhas Fields); qualidade da investigação científica (artigos publicados em revistas internacionalmente reconhecidas); dimensão (rácio de performance académica).

Em destaque

Subir