Desporto

Treinador do Vitória de Guimarães desvaloriza ‘baixas’ e quer vencer Rio Ave

O treinador Ivo Vieira, afirmou hoje que o Vitória de Guimarães está preparado para tentar vencer o Rio Ave, num jogo adiado da primeira jornada da I Liga portuguesa de futebol, mesmo com cerca de meio plantel indisponível.

Inicialmente marcada para 12 de agosto, a partida teve de ser adiada para domingo face aos possíveis riscos de segurança associados à bancada nascente do Estádio do Rio Ave.

Com 18 jogadores impedidos, entre lesões, castigos e não inscrição aquando da data original do jogo, o treinador recusou “lamentar-se”, tendo dito que se vai “agarrar” aos elementos disponíveis para derrotar os vila-condenses.

“Estamos focados, independentemente daqueles que estejam ou não em campo. Muitos dos que podem jogar deram uma resposta positiva quando foram chamados à equipa. É um jogo normal, preparado de forma natural, com grau de dificuldade grande. Mas acreditamos num bom resultado”, disse, na conferência de antevisão ao encontro, marcado para as 15:00.

Ivo Vieira só vai poder utilizar quatro dos jogadores titulares na derrota contra o FC Porto (3-0), para a quarta jornada – Miguel Silva, Bondarenko, Rafa Soares e Pepê -, mas preferiu realçar que o duelo com o Rio Ave é uma ‘janela’ para futebolistas com menos minutos durante a competição” darem uma “resposta à altura” e ganharem “espaço para o futuro”.

Os vimaranenses ocupam o 16.º lugar do campeonato, com dois pontos em três jogos, e vão defrontar um adversário que ocupa o sétimo posto, com seis, mas Ivo Vieira avisou que a estratégia para o jogo passa por “atacar a baliza”, segundo a “identidade” expressa nos jogos anteriores, mesmo tendo em conta a “qualidade do adversário”.

O treinador realçou, aliás, que a classificação ocupada pela sua equipa no presente e a eventual perda de pontos em Vila do Conde não lhe cria “pressão nenhuma”, mesmo com a “responsabilidade” do Vitória ‘assinar’ uma boa prestação no campeonato.

“Só conseguimos estar de novo na Liga Europa com um bom trabalho no campeonato. É a prova mais importante que temos em mãos, sem desvalorizar a Liga Europa, que é uma montra muito boa”, defendeu.

Ivo Vieira deixou ainda uma “palavra de apreço” aos adeptos do clube que tiveram de devolver os bilhetes face ao encerramento de uma das bancadas – depois da venda de 2.500 bilhetes em Guimarães para a data original, o recinto vila-condense vai acolher cerca de 500 adeptos vitorianos.

Questionado ainda sobre a alternância na baliza, entre Miguel Silva (seis jogos) e Douglas (quatro), o técnico disse ter realizado as trocas em função do que considera “o melhor para a equipa” num determinado momento e também da necessidade de manter os guardiões “motivados”.

O Vitória de Guimarães, 16.º classificado, com dois pontos, defronta o Rio Ave, sétimo, com seis, num jogo em atraso da primeira jornada, marcado para as 15:00 de domingo, no Estádio do Rio Ave, em Vila do Conde.

Em destaque

Subir