Nas Notícias

Tratamento do enfarte agudo do miocárdio mais eficaz graças ao programa Stent For Life

coracao1Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) anuncia a 14 de fevereiro, Dia Nacional do Doente Coronário, o balanço do primeiro ano do programa europeu ‘Stent For Life’, que visa reduzir a mortalidade por enfarte agudo do miocárdio, melhorando o acesso dos doentes às terapêuticas adequadas, como a angioplastia primária.

Segundo Hélder Pereira, presidente da APIC (associação membro da Sociedade Portuguesa de Cardiologia), “no âmbito do programa europeu, ‘Stent For Life’, o objetivo é melhorar o acesso dos doentes ao melhor tratamento do enfarte agudo do miocárdio.

“Em Portugal, o número de angioplastias estava aquém das realizadas na Europa. Após um ano de participação nesta campanha, conseguimos um aumento significativo no número de doentes que tiveram acesso a esta terapêutica”, refere Hélder Pereira, que é também diretor do Serviço de Cardiologia do Hospital Garcia de Orta.

O programa europeu ‘Stent For Life’ tem como objetivos colaborar com o INEM numa maior rapidez no transporte pré-hospitalar. As ambulâncias do INEM estão equipadas com aparelhos que permitem diagnosticar o enfarte e encaminhar o doente para o hospital mais indicado.

Por outro lado, o programa pretende reduzir o tempo para o tratamento adequado, através de uma melhor coordenação intra-hospitalar e sensibilizar a população para os sinais e sintomas de enfarte.

Conhecer e compreender os sinais de um enfarte permite agir rapidamente e procurar ajuda médica, através do número europeu de emergência (112). A rapidez é fundamental para o sucesso do tratamento. A cada minuto que passa o risco de morte aumenta.

A angioplastia primária consiste num procedimento médico para a abertura da obstrução de uma artéria do coração. Faz-se com a colocação de um cateter na artéria obstruída, através do qual se introduz um balão que quando insuflado permite a abertura da artéria e restabelecimento do fluxo sanguíneo.

Na maioria das vezes, este procedimento é complementado com a colocação de um dispositivo médico composto por uma pequena malha metálica que mantém o vaso aberto.

A ‘Stent For Life’ é uma iniciativa conjunta da Associação Europeia de Intervenção Cardiovascular Percutânea, um núcleo da Sociedade Europeia de Cardiologia e da EuroPCR. É apoiada por dez países europeus, incluindo Portugal, Bulgária, Turquia, Espanha, Itália, França, Sérvia, Egito, Roménia e Grécia.

Em destaque

Subir