Nas Notícias

Transplante hepático a menina assinala regresso do serviço pediátrico a Coimbra

Hospital_Peditrico_de_Coimbra_iEm julho de 2011 foram suspensos os transplantes hepáticos pediátricos, em Coimbra, mas volvidos oito meses realizou-se o primeiro desde a reabertura deste serviço. O transplante a uma jovem de 14 anos correu bem.

Os transplantes hepáticos pediátricos foram suspensos em julho de 2011, devido à saída do único cirurgião especialista nesta área em Portugal, Emanuel Furtado, dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC-CHUC) tendo o serviço sido reativados em meados deste mês.

O primeiro transplante hepático pediátrico, após a reactivação do programa em Coimbra, foi realizado, esta segunda-feira, num bloco operatório do Centro Hospitalar Universitário (CHUC).

A jovem em questão sofre de doença de Wilson, uma patologia hereditária, cuja principal característica é a acumulação tóxica de cobre nos tecidos, principalmente cérebro e fígado.

A jovem de 14 anos, proveniente do Hospital de São João, no Porto, foi avaliado há cerca de um mês e encontrava-se em lista de espera há 15 dias, tendo a sua situação sido considerada prioritária.

A operação de transplantação, mediante utilização de técnica de redução do fígado, foi realizada, com êxito, sendo o paciente transferido para o Hospital Pediátrico de Carmona da Mota.

Sete crianças, com idades entre os 14 meses e os 17 anos, estão actualmente em lista de espera no programa de transplantação hepática.

Em destaque

Subir