TV

Transplante de fígado torna-se viral por causa do HIV do doador

Pela primeira vez, foi transplantado, com sucesso, um fígado doado por um seropositivo. O mesmo paciente infectado com o vírus da imunodeficiência humana (HIV, na sigla internacional) deu ainda o rim a outro doente, ‘aproveitando’ a mesma cirurgia, realizada nos EUA.

O transplante do fígado, o primeiro órgão doado com sucesso por um seropositivo, foi a primeira intervenção bem sucedida com doador e recetor infetados pelo vírus da sida, pelo que tem merecido amplo destaque a nível internacional.

O procedimento, realizado no hospital da Universidade John Hopkins, abre as portas a outros transplantes de órgãos doados por seropositivos, terminando com o desperdício de órgãos que não eram aproveitados por estarem infetados pelo HIV.

“Este é um dia muito emocionante porque isto ainda estamos no início”, afirmou o cirurgião responsável, Dorry Segev, também professor de medicina e cirurgia na referida universidade.

Só o transplante de fígados doados por seropositivos pode salvar, nos EUA, mais de mil pacientes por ano.

Contudo, esta cirurgia seria ilegal há apenas três anos, como lembrou Dorry Segev.

O mesmo seropositivo que doou o rim cedeu ainda um rim, para um outro paciente, mas este caso já não é inédito: na África do Sul já foi realizado um transplante renal entre seropositivos.

Em destaque

Subir