Nas Notícias

Transplante de quatro membros termina com amputação forçada

transplanteO transplante de quatro membros realizado na Turquia falhou. O paciente, Sevket Cavdar, apresentou uma incompatibilidade de tecidos que obrigou à remoção de dois braços e uma perna, depois de já ter sido amputado de uma perna na sequência de complicações cardiovasculares.

Depois de uma perna, os restantes membros: o paciente que na sexta-feira recebeu o inédito transplante, numa operação realizada na Turquia, já perdeu os dois braços e a restante perna, depois do corpo ter rejeitado os tecidos dos órgãos transplantados.

Sevket Cavdar, de 27 anos, havia perdido os braços e as pernas em 1998, na sequência de uma eletrocussão. Na última sexta-feira, foi a ‘cobaia’ duma intervenção inédita: pela primeira vez, uma equipa (composta no total por 52 médicos) ia transplantar os quatro membros em simultâneo. Já houve registos de operações com dois braços e com duas pernas, mas esta operação seria a primeira a transplantar os quatro membros em simultâneo.

A intervenção foi, aparentemente, bem sucedida, embora os médicos tivessem de remover uma das pernas, devido ao sistema cardiovascular de Cavdar “ter-se revelado incapaz de suportar este membro”. Contudo, mais de 48 horas após a operação, o corpo clínico do Hospital Universitário Hacettepe, em Ancara, optou por remover os restantes três membros, por incompatibilidade de tecidos.

Após o transplante, o reitor da Universidade de Hacettepe, Murat Tuncer, já tinha alertado que, “num transplante de órgãos desta dimensão, mais de 50 por cento do corpo foi modificado”. O corpo recetor não reagiu bem aos três membros, depois de uma das pernas já ter sido removida após complicações cardiovasculares.

A inédita operação decorreu cerca de um mês depois da estreia, na Turquia, dos transplantes faciais. Um paciente de 19 anos, que tinha a face queimada desde bebé, foi o recetor do primeiro transplante facial.

A Turquia assinalou a estreia do transplante de quatro membros depois de Alemanha e Espanha terem realizado transplantes de dois membros. Em julho de 2008, um agricultor recebeu dois braços, na Alemanha; também em julho, mas de 2011, uma vítima dum acidente rodoviário recebeu duas pernas, em Espanha.

Em destaque

Subir