Mundo

Norte-americano ganha novo rosto após transplante inédito (fotos)

richardnorris1É o maior transplante de rosto alguma vez feito. Richard Norris, de 37 anos, alvejado na face em 1997, recupera a cara perdida, 15 anos depois, graças a uma intervenção cirúrgica notável, realizada na University de Maryland, nos EUA.

Trata-se de um transplante facial nunca antes realizado, numa intervenção cirúrgica que demorou 36 horas, ao longo das quais os médicos University de Maryland reconstruíram tecidos do rosto, couro cabeludo, nariz, mandíbula, dentes, língua e o maxilar de Richard Norris, um homem que perdeu a cara há 15 anos.

A operação de reconstrução facial decorreu em março, mas só agora foram divulgadas imagens do resultado dessa intervenção cirúrgica inédita, que devolveu o rosto a Norris, mas também o sentido do olfato, que este norte-americano perdera.

Foi uma intervenção muito complicada, que não se resumiu à vertente estética, já que Richard Lee Norris perdera parte da língua, o olfato, dentes, além de que o mau funcionamento da mandíbula e do maxilar provocavam grandes restrições em tarefas quotidianas, desde a fala à alimentação.

Este novo rosto é um regresso ao passado na história de vida deste norte-americano, que perdeu a face em virtude de um disparo brutal na cara, no ano de 1997. Norris – que acidentalmente disparou contra si próprio – perdeu parte dos lábios, o nariz, dentes, sendo que os movimentos da boca ficaram muito limitados. A sua cara ficou desfigurada.

Desde então, foi submetido a diversas intervenções cirúrgicas de reconstituição, mas nenhuma delas tão completa como esta que foi levada a cabo pelos médicos University de Maryland.

Depois de muitos fracassos na tentativa de recuperar o rosto e voltar a ser quem era, Richard Lee Norris procurou este centro da University de Maryland, em 2005. O resultado foi um verdadeiro milagre, como atestam as imagens. Norris consegue cheirar, sente a face, está a readquirir movimentos e voltou a barbear-se. Está em fase de recuperação e esse processo será lento. Mas as diferenças… estão na cara:

richardnorris2

Em destaque

Subir