Nas Notícias

Transmontano obrigado a remover sanitas-floreiras que decoram muro

aldeia braganca José Silva, habitante de Guadramil, recebeu ordem da Câmara Municipal de Bragança para retirar as suas sanitas que servem de floreiras decoradoras de um muro da sua casa. O transmontano tem ainda autoclismos, bidés e outras peça de louça que servem de floreiras. E ficou chateado por não lhe ser permitido “embelezar” o local. “Os turistas até param para tirar fotografias e diziam que era a melhor coisa que a aldeia tinha”, conta, ao JN.

A Câmara de Bragança enviou uma notificação a um habitante de Guadramil que se destaca dos demais, porque usa louça da casa de banho como decoração do espaço exterior de sua casa.

José Silva tem sanitas, autoclismos e bidés a servirem de floreiras, junto a um passeio que fica ao lado de sua casa, naquela aldeia do Parque Natural de Montesinho.

E ficou chateado com esta ordem camarária, uma vez que as suas floreiras ao estilo wc… embelezam o local.

“Os vasos embelezavam a zona e os turistas até param para tirar fotografias”, conta o transmontano, ao Jornal de Notícias. E vai mais longe: “Eles diziam que era a melhor coisa que tinha a aldeia”.

Mas a ordem é mesmo para cumprir e o próprio presidente da autarquia, Hernâni Dias, confirmou que a Câmara de Bragança enviou a notificação àquele habitante de Guadramil.

A ordem foi para retirar aquelas floreiras originais e de gosto duvidoso. O autarca salienta que recebeu diversas queixas de outros habitantes da aldeia, incomodados com as sanitas convertidas em floreiras.

Mas José Silva responde e em declarações ao JN diz-se vítima de discriminação, alegando que há na freguesia de Guadramil casos muito piores. “Na aldeia, há situações mais graves e ninguém manda tirar nada”, garante, em declarações ao diário.

E o habitante dá como exemplo um vizinho seu que usa um toldo da Super Bock para cobrir parte de um barracão. “Ainda fica pior do que as sanitas a servir de vaso”, defende.

A ordem da Câmara Municipal de Bragança foi cumprida e as sanitas e os autoclismos foram retirados do local, perto do passeio. Só que foram instalados bem à vista de todos, dentro da sua casa.

E assim cumpriu a notificação, já que a autarquia ordenou que retirasse as sanitas-floreiras e demais louça sanitária da via pública. E a sua casa está longe de ser pública.

Em destaque

Subir