Mundo

Tragédia do Voo 447 da Air France: Relatório revela falha técnica e humana

airbus_destrocos_1O acidente já se deu há três anos mas só agora foi possível chegar às conclusões. Agência francesa da aviação, responsável pela investigação, coloca culpas nos pilotos, além de referir contudo que também houve falhas nos equipamentos.

Fez em junho passado três anos que o Voo 447 da Air France, com ligação entre o Rio de Janeiro e Paris, desapareceu dos radares aéreos dos controladores. Poucos dias depois, confirmava-se o pior. O avião, com 228 pessoas, tinha caído no Oceano Atlântico, não haviam sobreviventes.

Cerca de três anos e um mês depois, a BEA, a agência francesa de aviação, revela o relatório final da investigação que foi levada a cabo. Para aquela entidade, a culpa do acidente tem duas ‘caras’.

O documento tornado público esta quinta-feira revela que houve falhas dos pilotos, que tomaram decisões erradas naquela situação de emergência, e do próprio aparelho, um Airbus A330.

Para esta conclusão, a BEA investigou os dados recolhidos das duas caixas negras do avião. Ouvidas as gravações da cabine e lidas as informações de altitude e velocidade, os especialistas confirmam que houve uma falha técnica, nas sondas Pitot, que forneceram leituras erradas da velocidade aos pilotos.

Contudo, segundo o relatório da BEA, os responsáveis pelo comando do avião poderiam ter feito mais. A conclusão do organismo francês é que os pilotos não estariam devidamente preparados para uma emergência deste tipo, tendo por isso perdido o controlo total da situação. Recorde-se que, desde que as falhas foram detetadas a bordo do Voo 447 da Air France, até ao embate nas águas do Atlântico, passaram-se cerca de quatro minutos, segundo os investigadores.

Mas este caso está longe de estar concluído. As famílias das vítimas recusam as culpas atribuídas aos responsáveis pelo voo: “Dizer que o piloto é que teve culpa é fácil. Estávamos à espera que as autoridades francesas se abrissem sobre o que realmente aconteceu, ou seja, que houve uma falha no avião da Airbus e que a empresa vai solucionar o problema daqui para a frente”, afirma Nelson Marinho, porta-voz das famílias.

Em destaque

Subir