Mundo

Tráfico humano: Mulheres e crianças são principais vítimas, indica relatório da ONU

onuAs vítimas de tráfico de seres humanos são, maioritariamente, mulheres e crianças, de acordo com um relatório do UNODC, gabinete da ONU para a criminalidade, que reporta aos anos de 2007 a 2010.

O tráfico de seres humanos atingiu sobretudo mulheres e crianças, segundo revela um relatório do Gabinete das Nações Unidas para as Drogas e o Crime (UNODC), relativo aos anos de 2007 a 2010. Este documento indica que 27 por cento de vítimas de tráfico humano são crianças e 55 por cento são mulheres.

Este estudo resulta de uma análise à realidade de 132 países, dos quais 118 apresentaram números relativos ao tráfico humano, durante aquele período. São números preocupantes, que a UNODC pretende que sirvam de base a um combate a um problema grave.

Yury Fedotov, diretor-executivo do UNODC, considera que as autoridades de cada país devem tomar medidas no combate ao tráfico humano. “É precisa uma resposta enérgica, no combate ao problema, através da proteção e na assistência, bem como na punição dos crimes”, salienta.

De acordo com este Relatório Global 2012, os países do mundo onde mais se verificam casos de tráfico de crianças situam-se em África e no Médio Oriente. Ásia (zona sul e oriental), Pacífico, América, Europa e Ásia central seguem-se, por esta ordem, no quadro de zonas de risco.

Ainda de acordo com o relatório da UNODC, há falhas graves na justiça, já que 16 por cento dos países que foram alvo de análise não apresentam, entre 2007 e 2010, qualquer condenação por crimes de tráfico humano. Esta entidade da ONU considera que a impunidade é um dos maiores inimigos do combate a este tipo de criminalidade.

Em destaque

Subir