Nas Notícias

Tráfico de seres humanos em Portugal: Homens usados para exploração laboral

Os homens são o principal alvo do tráfico de seres humanos, praticado sobretudo para exploração laboral. Portugal é um dos países com menor número de crimes, na Europa. A idade média das vítimas é 28 anos.

O observatório que analisa dados sobre o tráfico de seres humanos em todo o mundo indica que os homens são as principais vítimas, por parte de criminosos que têm como finalidade submeter as vítimas a um outro crime: exploração laboral.

No entanto, e segundo esta mesma pesquisa, que será apresentada hoje, o crime tem pouca expressão, em Portugal. No ano passado, houve registo de 22 vítimas (14 homens e oito mulheres).

Estes dados de 2010 representam uma inversão do que se verificara em 2009. Neste ano, a maioria das vítimas de tráfico de seres humanos eram mulheres, que eram obrigadas a prostituírem-se.

Portugal é um dos países europeus com menos casos. Na Áustria ou na Holanda, por exemplo, há registos de milhares de vítimas, todos os anos.

“Em relação aos restantes países da Europa, temos um número muito inferior. Portugal é um país de origem, de trânsito e de destino”. Há vítimas portuguesas e de outros países, refere, à TSF, Joana Daniel Wrabetz, do Observatório do Tráfico de Seres Humanos.

Em destaque

Subir