Insólito

Tráfico de droga: Até ar condicionado havia no túnel entre EUA e México (vídeo)

tunel droga 210tunel droga bigNuma operação conjunta, os EUA e o México descobriram uma ligação subterrânea feita para o tráfico de droga. O túnel estava eletrificado e, para além dos carris, tinha até ar condicionado, para maior comodidade dos traficantes.

Passagens ilegais entre os EUA e o México há muitas, mas nunca as autoridades tinham encontrado uma tão “sofisticada”. Entre a mexicana Tijuana e a norte-americana San Diego foi feito um túnel a que não faltava nada: tinha iluminação, carris elétricos (para um transporte mais rápido e silencioso, em vagões comandados eletronicamente) e até ar condicionado!

A estrutura é tão “sofisticada”, segundo as autoridades norte-americanas, que nem chegou a ser estreada. “O túnel nunca foi utilizado, conseguimos fechá-lo antes que os traficantes entrassem no nosso território”, realçou a porta-voz da Secretaria de Estado de Imigração do EUA, Virginia Kice.

A ligação tinha quase 500 metros de comprimento, 90 centímetros de largura, 1,2 metros de altura e descia a uma profundidade de 20 metros. Foram apreendidos, no interior, mais de oito toneladas de marijuana e 145 quilos de cocaína. Nunca havia sido encontrada cocaína neste tipo de ligações, acrescentou Virginia Kice.

Os túneis são uma das apostas mais frequentes dos traficantes, mas nunca havia sido encontrado um tão “sofisticado”. Não oficialmente, uma procuradora da Califórnia do Sul reconheceu que estas ligações subterrâneas podem ser também usadas para o tráfico de pessoas.

A descoberta levou à detenção de três homens sob a acusação de intenção de tráfico e de posse de droga.

Em destaque

Subir