Nas Redes

Tradição de matar a mãe do touro que matou o toureiro é a nova polémica

Víctor Barrio foi colhido pelo touro Lorenzo, mas a história não terminou com a morte do toureiro: a tradição manda que se abata a mãe do “touro assassino”. A vaca Lorenza é agora o cerne da nova polémica.

Foi no sábado que Víctor Barrio, um toureiro de 29 anos, perdeu a vida em plena arena de Teruel, quando um dos chifres do touro Lorenzo lhe entrou pelo tórax.

Desde 1987 que a Espanha não via um toureiro profissional morrer na arena e, como o incidente foi transmitido em direto por uma televisão, o debate sobre as touradas enquanto ‘tradição cultural’ voltou à ordem do dia.

O problema é que em Espanha há uma outra ‘tradição’: quando surge um “touro assassino” (quando um touro mata um humano) é preciso acabar com essa linhagem, pelo que a mãe também é abatida.

De imediato, a campanha para salvar a Lorenza (mãe do Lorenzo) tornou-se viral. Surgiu, então, um novo problema…

De acordo com os criadores do Lorenzo, não seria possível cumprir a tradição de sacrificar a vaca, muito menos salvar a mesma. Isto porque Lorenza já tinha ido ‘visitar’ o matadouro alguns dias antes da tourada que custou a Víctor Barrio, dada a avançada idade da vaca.

Resta uma curiosidade: o conteúdo das mensagens que entupiram a conta do toureiro numa rede social levaram a que a mesma fosse apagada.

As imagens que se seguem são de extrema violência e podem perturbar os espectadores.

Em destaque

Subir