Nas Notícias

“Trabalhar mais horas aumenta propensão para erros”, diz Assunção Cristas

Assunção Cristas esqueceu o passado para apontar um dos principais problemas do Serviço Nacional de Saúde (SNS). “Pessoas a trabalharem há muitas horas têm, com certeza, mais propensão para cometerem erros”, afirmou a líder centrista.

Após uma visita ao hospital de Portalegre, a presidente do CDS lamentou o estado de “exaustão” dos profissionais de saúde, motivado pela escassez de recursos humanos no SNS.

“Pessoas a trabalharem há muitas horas têm, com certeza, mais propensão para cometerem erros. Isso mesmo é dito pelos próprios que sentem que, muitas vezes, estão no limite dos seus esforços”.

A crítica de Assunção Cristas à sobrecarga surge anos depois de integrar um Governo que aumentou o horário de trabalho, entre outras medidas que acentuaram a carga laboral.

Agora na oposição, a líder centrista reconheceu que os profissionais de saúde “trabalham muito porque há poucas pessoas para fazer determinadas funções”.

“Nomeadamente ao nível de médicos especialistas e não só, no caso da enfermagem isso tem sido sinalizado muitíssimo”.

Assunção Cristas criticou também o executivo de António Costa por dar pouca atenção ao setor da saúde.

“É uma das áreas que nós temos sinalizado como a funcionar pior por parte deste Governo, com promessas que sistematicamente não são cumpridas”, salientou.

Em destaque

Subir