Motores

Toyota vence 6 Horas de Spa e garante título mundial de equipas

A Toyota impôs-se nas 6 Horas de Spa-Francorchamps, penúltima prova da super temporada do ‘Mundial’ de Resistência (WEC), e com isso garantiu o título de equipas.

Foi uma prova muito complicada, devido ao autêntico temporal que se abateu sobre as Ardenas no começo da corrida, com uma intervenção prolongada do ‘safety car’ após vários acidentes.

Mas Fernando Alonso, Sebastien Buemi e Kazuki Nakajima acabariam por levar a melhor no TS050 Hybrid # 8, que até partia da segunda posição da grelha, logo atrás do outro protótipo da Toyota, o # 7, de Jose Maria Lopez, Kamui Kobayashi e Mike Conway, que acabariam por ter um problema no sensor eletrónico, depois de terem dominado o começo da prova.

Após uma última neutralização, o Toyota # 8 acabaria por retomar a liderança destacada face a um Rebellion R13 # 3 em que o turno de condução de Thomas Laurent nas duas últimas horas de corrida seria determinante, ao levar vantagem sobre o BR1 # 11 da Vitaly Petrov, Mikhail Aleshin e do estreante Stoffel Vandoorne.

Já na categoria LMP2 foi o Oreca 07 # 31 da Dragonspeed que chamou a si a vitória, bem tripulado por Pastor Maldonado, Anthony Davidson e Roberto Gonzalez, que se impuseram ao trio do Aurus 01 # 26 da G-Drive, de Jean-Eric Vergne, Romam Rusinov e Van Uitert. Ao último lugar do pódio subiram Nicolas Lapierre, Xandy Negrão e Pierre Thiriet, no Signatech Alpine A470 # 36.

Em GTE Pro Maxime Martin foi determinante para o triunfo do Aston Martin Vantage # 97, que o belga dividiu com Alex Lynn, que guiou o carro de Gaydon no começo da prova. Martin soube resistir a uma investida do Ferrari 488 # 51 da AF Corse de James Calado e Alessandro Pierguidi. Kevin Estre e Michael Christensen, no Porsche 911 # 92, garantiram o último lugar do pódio.

Infelizmente António Félix da Costa, que chegou a passar pela liderança da categoria, o quarto posto foi o resultado possível no BMW M8 GTE # 82 que mais uma vez dividiu com Augusto Farfus.

Já Pedro Lamy, no Aston Martin # 98 que partilhou com Paul Dalla Lana e Mathias Lauda, foi sexto em GTE AM, categoria ganha por Christian Ried e Matt Campbell no Porsche 911 # 77 da Dempsey Proton.

Classificação final
1º Buemi/Nakajima/Alonso (Toyota) 5h44m41,101s
2º Berthon/Laurent/Menezes (Rebellion) + 1 volta
3º Aleshin/Petrov/Vandoorne (BR) + 1 volta
4º Sarrazin/Orudzhev/Sirotkin (BR) + 2 voltas
5º Jani/Lotterer/Senna (Rebellion) + 3 voltas
6º Conway/Kobayashi/Lopez (Toyota) + 4 voltas
7º Gonzalez/Maldonado/Davidson (Dallara) + 4 voltas
8º Rusinov/Van Uitert/Vergne (Aurus) + 4 voltas
9º Lapierre/Negrão/Thiriet (Alpine) + 4 voltas
10º Tung/Aubry/Richelmi (Oreca) + 4 voltas

8Shares

Mais partilhadas da semana

Subir