Apresentações/Novidades

Toyota promove maior diversidade nos seus quadros superiores

DidierLeroyToyotaExecutive115

A Toyota está a traçar um novo caminho na indústria automóvel, abrindo caminho para uma maior diversidade nos seus quadros superiores, tanto em termos de nacionalidade como de género.

É a primeira vez nos seus quase 80 anos de história que o construtor japonês nomeia altos dirigentes não nipónicos para posições executivas na sua administração, como parte da sua nova política de promover a diversidade ao mais alto nível das suas hierarquias.

Didier Leroy, um francês de 57 anos que agora lidera os negócios europeus da Toyota, e que anteriormente pertenceu aos quadros da Renault, tornou-se vice-presidente da marca no passado dia 1 de Abril. Passando a ser o primeiro não japonês a ocupar o cargo.

Esta promoção irá colocar Leroy num restrito grupo de seis vice-presidentes situados imediatamente abaixo do diretor executivo, Akio Toyoda.

JuliaHampToyotaExecutive115

Mas o construtor japonês não se ficou por aqui ao nomear a norte-americana Julie Hamp, de 55 anos, para vice presidente da Toyota na América do Norte, tornando-se assim na primeira mulher com funções de topo executivo no grupo.

“Ao nomear gente talentosa das filiais fora do Japão para funções executivas a Toyota procurar uma inovação que permita a pessoas com diferentes origens contribuir para o desenvolvimento da empresa”, justificou o construtor japonês em comunicado.

Apesar de possui algumas das marcas mais conhecidas mundialmente, o Japão é dos países industrializados onde a liderança das suas empresas pertence esmagadoramente a homens de nacionalidade nipónica.

Em destaque

Subir