Motores

Toyota mantém superioridade na segunda qualificação das 24 Horas de Le Mans

A Toyota manteve a primazia na segunda sessão de qualificação para a 87ª edição das 24 Horas de Le Mans, e ainda com o TS050 Hybrid # 7 de Kamui Kobayashi, que melhorou a sua volta para a ‘pole position’ da corrida que sábado se inicia.

O japonês baixou a sua volta aos 13 quilómetros ao traçado de La Sarthe ao rodar esta tarde em 3m15,497s, sendo que desta vez viu o carro ‘irmão’, o # 8, de Fernando Alonso colocar-se na segunda posição da grelha provisória, depois de Fernando Alonso ficar a 0,411s de Kobayashi.

Com este andamento o piloto nipónico confirmou também que está tudo bem com o Toyota # 7, uma vez que depois do acidente de ontem à noite a equipa substituiu o chassis, que estava rachado depois de sofrer o embate do Oreca # 31 de Roberto Gonzalez.

Para Alonso o segundo tempo também mostrou que o espanhol poderia ter sido mais rápido na sessão noturna de ontem, quando espanhol foi apenas quarto devido ao tráfego.

O mais rápido dos protótipos não híbridos foi o BR1 # 11 da SMP Racing de Mikahil Aleshin, que foi o primeiro LMP1 privado a baixar abaixo de 3m17s (3.17,313). Uma marca que é quase dois segundos e meio melhor que a conseguida na véspera pelo Rebellion # 3.

Em LMP2 Pastor Maldonado também melhorou a ‘pole’ conseguida na quarta-feira à noite em 0,314s e superando o seu companheiro de equipa Anthony Davidson no Oreca 07 # 31 da DragonSpeed. Outra novidade foi o facto do Oreca # 38 da Jackie Chan DC Racing ‘trepar’ para segundo na tabela de tempos, ‘empurrando’ Alpine A470 da Signatech para terceiro e o Ligier JSP217 # 22 de Filipe Albuquerque para sexto da categoria.

Mas foi em GTE Pro que se registou a maior mudança, com Michael Christiansen a ‘roubar’ a ‘pole’ de Harry Tincknell no Porsche 911 RSR # 92, com uma volta em 3m49,388s, batendo Antonio Garcia no Corvette C7 R # 63, com o Ford GTE # 67 de Tincknell a ser ‘empurrado’ para terceiro.

Já António Félix da Costa encontra-se no 16º lugar dos GTE Pro, uma consequência da equipa do BMW M8 GTE # 82 continuar a privilegiar a habituação de Jesse Krohn ao traçado de Le Mans.

Pedro Lamy baixou para sétimo dos GTE AM, no Aston Martin Vantage # 98, numa sessão onde Matteo Cairoli manteve o Porsche 911 RSR # 88 da Dempsey-Proton na ‘pole’ provisório, com uma volta em 3m52,454s.

Referência ainda para a situação de bandeiras vermelhas ocorrida 25 minutos depois da sessão começar, depois de Thomas Laurent ter parado o Rebellion # 3 entre a segunda chicane das Hunnaudiéres e a curva de Mulsanne, devido a um problema de motor. O outro incidente de relevo foi a colisão do Ford GTE AM de Ben Keating, que embateu nas barreiras.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 14 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 14 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

14 de maio, morrem Frank Sinatra e B.B. King

A morte do eterno Frank Sinatra é assinalada hoje, data em que, em 1998, parte…

há % dias

Estudo sugere que bactérias sobrevivem em meio hospitalar através da degradação de plásticos

Um estudo liderado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) sugere…

há % dias

13 de maio, nasce o médico e investigador Georgios Papanicolaou

No dia 13 de maio de 1883, nasce Georgios Papanicolaou, médico e investigador grego que…

há % dias

Emprego atinge máximo histórico em Portugal apesar do aumento na taxa de desemprego

A Randstad Portugal acaba de publicar a sua análise aos resultados do Inquérito ao Emprego…

há % dias