Motores

Toyota já detetou razão para o abandono a minutos da vitória em Le Mans

ToyotaEabandonoLeMans

A Toyota já percebeu as razões que levaram ao abandono do TS050 Hybrid nº 5 a minutos de vencer as 24 Horas de Le Mans, no passado fim-de-semana. Segundo a equipa tudo se deveu a um problema de turbo no carro que na fase final da corrida era guiado por Kazuki Nakajima.

Um ‘golpe de teatro’ provocado pela mecânica que impediu o construtor japonês de se tornar na segunda marca nipónica a vencer a mais mítica corrida de resistência do mundo e entregou o triunfo à Porsche e ao 919 Hybrid n.º 2 então tripulado por Neel Jani.

“O carro nº 5 sofreu um defeito técnico num conector no tubo de ar entre o carregador do turbocompressor e o intercooler, causando uma perda de controle do carregador do turbo”, disse um porta-voz da equipa Toyota Gazoo Racing.

“A equipa tentou modificar as configurações de controle para o carro voltar a trabalhar e isto acabou por ser alcançado, permitindo que o carro concluísse a última volta. No entanto, foi conseguido demasiado tarde para completar uma volta dentro dos seis minutos regulamentares”, referiu o mesmo elemento

“Neste momento não é claro exatamente o que sucedeu, depois de termos verificado o processo de produção daquela peça em Colónia. Mais análises foram exigidas para determinar a raiz do problema. É evidente que o problema não tem qualquer relação com as dificuldades que experimentamos em Colónia”, afirma ainda a Toyota, que vai continuar a sua busca para perceber porque ocorreu este defeito.

Em destaque

Subir