Motores

Toyota entra a vencer no ‘Mundial’ de Resistência

A Toyota entrou a ganhar no campeonato do mundo de resistência, impondo-se nas nas 6 Horas de Silverstone. Mas foi uma vitória bem complicada, já que na última sequência de paragens nas boxes a rival Porsche não trocou os pneus do 919 Hybrid nº 2, o que deixou Brendon Hartley no comando.

Contudo Sebastien Buemi – que fez equipa com Kazuki Nakajima e Anthony Davidson – não estava pelos ajustes e nos últimos minutos da prova recuperou do atraso e ultrapassou Hartley, levando o Toyota TS050 nº 8 à vitória.

Mas a Toyota esteve quase sempre no controlo das operações, ora através do carro nº 7, que tinha partido da ‘pole position’, ora com o nº 8, e seria neste que a marca japonesa teria de depositar todas as suas esperanças depois de José Maria Lopez destruir o nº 7 num violento despiste.

A partir dessa altura o único Toyota em prova protagonizou um jogo do ‘gato e do rato’ com os dois Porsche, sendo que no 919 Hybrid nº 2 Brendon Hartley, Earl Bamber e Timo Bernhard estiveram quase sempre à frente do nº 3 que Neel Jani, Nick Tandy e André Lotterer no nº 1. A chuva ainda pareceu dar uma ajudar aos carros alemães na primeira vez que caiu em Silverstone, mas a configuração aerodinâmica pensada para Le Mans acabou por ser decisiva para que a Toyota acabasse por ter ascendente e começar o ano com o triunfo.

Em LMP2 a equipa do ator Jackie Chang venceu, com o carro entregue ao ex-Audi Oliver Jarvis a Ho Pin Tung e a Laurent, enquanto que a Ford dominou os GTE Pro, com o Ford GT nº 67 de Harry Tincknell, Andy Priaulx e Pipo Derani, E o triunfo em GTE Am poderia ter sido de Pedro Lamy, Paul Dalla Lana e Mathias Lauda, se o piloto português não se tivesse desentendido com Miguel Molina, levando o Aston Martin nº 98 e o Ferrari do espanhol a colidirem, deixando o caminho aberto para a vitória de Matt Griffin e do Ferrari da Clearwater.

Classificação

1º Buemi/Davidson/Nakajima (Toyota TS050 Hybrid) 197 voltas
2º Bernhard/Bamber/Hartley (Porsche 919 Hybrid) + 6,173s
3º Jani/Tandy/Lotterer (Porsche 919 Hybrid) + 46,956s
4º Tung/Jarvis/Laurent (Oreca 07 Gibson) + 13 voltas
5º Canal/Senna/Prost (Oreca 07 Gibson) +13 voltas
6º Perrodo/Vaxiviére/Collard (Oreca 07 Gibson) + 13 voltas
7º Lapierre/Rao/Menezes (Alpine A470 Gibson) + 13 voltas
8º Rusinov/Thiriet/Lynn (Oreca 07 Gibson) + 13 voltas
9º Graves/Hirschi/Vergne (Oreca 07 Gibson) + 13 voltas
10º Gonzalez/Trummer/Petrov (Oreca 07 Gibson) + 13 voltas

5Shares

Mais partilhadas da semana

Subir