Motores

Toyota ‘encaixou na perfeição’ no Rali da Finlândia

Depois de se ter tornado no segundo estónio a vencer o Rali da Finlândia – após Markko Martin em 2003 –, Ott Tanak reconheceu que os Toyota Yaris WRC eram os melhores carros para enfrentar a prova nórdica.

Tanak venceu 12 das 23 especiais que compunham o evento, incluindo a Power Stage final, conseguindo o seu segundo triunfo da temporada no Campeonato do Mundo de Ralis, depois da Argentina.

“Não podia ter sido mais perfeito. A Finlândia convinha mesmo à Toyota. A primeira etapa foi mesmo difícil para mim. Tínhamos de ‘limpar’ a estrada, a superfície tinha muito pó e terra. Falhei mesmo uma curva, o que me fez perder tempo, mas foi o único erro que tive em toda a prova. Conseguimos controlar a diferença no sábado e recolher os cinco pontos da Power Stage no domingo”, contou o piloto estónio.

Ott Tanak não foi apoquentado por grandes problemas no Yaris WRC # 8, exceção feita a pequenas dificuldades na direção no segundo dia, mas conseguiu mesmo assim manter um ritmo suficiente para deixar Mads Ostberg e o melhor dos Citroën a meio minuto.

“Eu sabia o que se passava. Aterrei de lado de um salto e empenei a coluna de direção e tinha dificuldades para curvar para um dos lados. Pude evoluir na terra final da mesma forma do lado d Martin (Jarveoja, o navegador) mas era mais complicado quando virava o volante para o meu lado. Foi um pouco incomodativo, e tivemos que ser prudentes, pois era muito extenuante. Mas nem tido de sair do carro”, explicou.

Tanak mostra-se muito contente por suceder a Markko Martin – seu mentor – como primeiro estónio a ganhar o Rali da Finlândia, sendo que foi sempre muito apoiado por bastantes espetadores que se deslocaram o seu país, vizinho da Finlândia.

“É incrível ganhar o mesmo rali que Markko. É a primeira vez que consegui fazer qualquer coisa do género que ele já tinha alcançado. Ele foi o meu mentor e meu amigo. Tinha de atacar por isso e pelo público estónio. Penso que tive a mesma pressão de Jari (Latvala) e Esapekka (Lappi) – finlandeses – e não tinha outras opções senão lutar pela vitória”, sublinhou Ott Tanak.

Com o triunfo no país dos mil lagos o estónio consolidou o seu terceiro lugar no campeonato, a 46 pontos do líder, Thierry Neuville, que não foi além da nona posição. Isso faz com que Tanak não pense muito no título: “Estamos tão longe que não nos serve de nada sonhar com o título. Temos de abordar cada rali, uns após os outros, tentando dar o nosso máximo. Veremos no final da época se tal será possível ou não”.

Em destaque

Subir