Motores

Toyota domina começo em Le Mans

Correspondendo às expetativas os dois Toyota TS050 Hybrid dominaram o começo da 86ª edição das 24 Horas de Le Mans, normalmente com o carro # 8 na frente do # 7.

Já se sabia que a vantagem dos LMP1 da marca japonesa estavam em vantagem em relação aos demais, e os primeiros turnos de condução de Sebastian Buemi e Fernando Alonso mostraram claramente quem estava a ‘mandar’ no longo traçado de La Sarthe.

Inicialmente os dois protótipos concebidos em Colónia tiveram como prioridade afastar-se da concorrência direta, e depois em fazer voltas consistentes, com Mike Conway e depois José Maria Lopez a seguirem os líderes como uma ‘sombra’ no Toyota # 7.

Uma corrida à parte, sendo que atrás dos dois primeiros cedo o BR1 # 17, guiado inicialmente por Stéphane Sarrazin, se posicionou na terceira posição, alheio à confusão que se gerou na primeira passagem pelos esses Dunlop, quando André Lotterer se envolveu num acidente que danificou o capot dianteiro com o Rebellion # 1.

Em LMP2 a luta foi aguerrida no começo da prova, mas depois estabilizou com Jean-Eric Vergne e Andrea Pizzotola a colocarem o Oreca # 26 da G-Drive na liderança, primeiro com o Oreca # 28 da TDS Racing na sua perseguição, e depois com o o Signatech Alpine # 36. Longe deles Filipe Albuquerque fez o que pôde aos comandos do Ligier # 22 da United Autosports, mas o diferencial de velocidade de ponta acabou por fazer com que o piloto português se fosse atrasando e descer para o 12º lugar.

Já em GTE PRO a luta foi ao rubro, mais atrás do que pela liderança, pertença inicialmente do 911 RSR # 91 que largou da ‘pole position’, mas que depois, com o atraso deste foi parar ao 911 # 92, com a sua inconfundível cor rosa. António Félix da Costa não teve um bom primeiro turno de condução, apesar de ser o mais rápido dos três pilotos do BMW M8 # 82, mas depois a equipa foi subindo na classificação e à sexta hora de prova o piloto de Cascais já estava no quarto posto.

Em GTE AM, onde o Porsche 911 RSR # 77 da Dempsey Proton liderou desde o começo, Pedro Lamy conseguiu ir ganhando posições no começo da prova aos comandos do Aston Martin Vantage # 98, mas uma penalização no turno de condução de Paul Dalla Lana atirou a equipa do quinto para o 10º posto da categoria.

Em destaque

Subir