Motores

Toyota com grande apoio aerodinâmico em Silverstone

A Toyota vai alinhar na terceira prova da ‘super temporada’ do Campeonato do Mundo de Resistência (WEC) 2018-2019 com um forte apoio aerodinâmico nos seus TS050 Hybrid.

Dois meses depois da sua vitória nas 24 Horas de Le Mans, a equipa de Colónia está em Silverstone com dois LMP1 modificados, pensados mais para o traçado britânico, mais técnico e menos rápido que o de La Sarthe.

Para além do ‘kit’ aerodinâmico específico, os TS050 Hybrid tem mudanças em termos do índice de Equivalência Técnológica (EoT), pois os LMP1 não híbridos têm 43,75% de débito de carburante suplementar relativamente aos protótipos da Toyota.

Hisatake Murata, chefe da equipa de Colónia, espera que esta mudança não ponha em causa o favoritismo dos Toyota: “Trabalhamos para preparar o kit de grande apoio para a sua primeira utilização em corrida na super temporada. O desafio proposto pelos nossos adversários deverá ser maior, e devemos avaliar o nosso potencial, tal como em Le Mans e Spa-Francorchamps”.

Os pilotos partilham a consciência do desafio que será Silverstone. Sebastien Buemi é a voz dessa preocupação: “Esta não é uma pista fácil para os sistemas híbridos, já que não há muitas grandes travagens (para carregar as baterias). Mas será um prazer correr a meio de agosto, depois de vários anos a ir a esta pista em abril. Nessa altura fazia frio”.

Já Fernando Alonso espera capitalizar tudo aquilo que conhece do traçado britânico pelos grandes prémios de F1 que ali fez: “Contrariamente a Le Mans é uma pista que conheço muito bem. Corri no novo asfalto. Espero ajudar a equipa a começar bem. Até ao momento a campanha no WEC tem sido perfeita e quero que isso dure este fim de semana”.

Em destaque

Subir