Apresentações/Novidades

Toyota atinge lucro recorde no primeiro trimestre do ano

O gigante automóvel nipónico Toyota Motor conseguiu no primeiro trimestre deste ano fiscal um lucro recorde de 5.077 milhões de euros, graças à subida das vendas a nível global e à redução de custos.

Entre abril e junho, a fabricante japonesa conseguiu aumentar seu lucro líquido em 7,2 por cento para chegar a 657,306 biliões de ienes, o maior valor registado nesse período, de acordo com os resultados trimestrais divulgados hoje pela Toyota.

A empresa também embolsou um volume de vendas recorde de 7,362 biliões de ienes (56.851 milhões de euros), representando um aumento de 4,5 por cento em relação ao mesmo período do ano anterior.

Esses números devem-se ao aumento nas vendas globais de veículos de 0,95 por cento no ano, para 2,215 biliões de unidades, incluindo outras marcas do Grupo Toyota, como as subsidiárias Daihatsu Motor e Hino Motor.

No entanto, durante o período acumulado de janeiro a junho, a Toyota estava atrás do grupo alemão Volkswagen e da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi em termos de volume de vendas.

A aliança franco-japonesa vendeu 5,54 milhões de carros em todo o mundo no primeiro semestre, mantendo a liderança global pelo segundo ano consecutivo, e acima dos 5,52 milhões de unidades conseguidas pela Volkswagen e dos 5,22 milhões da Toyota.

Durante o primeiro trimestre do ano fiscal japonês, as vendas da Toyota cresceram nos Estados Unidos – o principal mercado – e na Europa e Ásia, excluindo o Japão, mas recuaram no mercado doméstico.

O lucro operacional da empresa com sede em Aichi (centro do Japão) subiu no semestre para 682.687 milhões de ienes (4.537 milhões de euros), um aumento de 18,9 por cento num ano.

Juntamente com o avanço de suas vendas, o fator que mais contribuiu para a melhoria dos resultados foi uma redução de custos estimada em 60.000 milhões de ienes (462 milhões de euros), informou a empresa em comunicado.

A Toyota também publicou hoje a sua estimativa de resultados para o ano em curso – que terminará em abril de 2019 -, em que prevê uma queda nas vendas nos Estados Unidos devido à “incerteza” quanto às medidas protecionistas deste país, segundo um executivo sénior da empresa.

A aplicação de tarifas sobre as importações de aço e alumínio anunciadas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, teria “um enorme impacto” sobre as vendas e os lucros da Toyota no seu maior mercado global, disse numa entrevista coletiva o responsável financeiro do grupo japonês, Masayoshi Shirayanagi.

A Toyota estima que o seu lucro líquido cairá durante o ano em curso 15 por cento para 2,12 biliões de ienes (16.374 milhões de euros), enquanto o lucro operacional diminuirá em 4,2 por cento para 2,3 biliões de ienes (17.765 milhões de euros).

A faturação de vendas deverá cair 1,3 por cento, para 29 triliões de ienes (224.012 milhões de euros), de acordo com as previsões da Toyota, que são baseadas nas tendências atuais do mercado e nas taxas de câmbio entre o iene, o euro e o dólar.

Apesar da melhora dos lucros trimestrais, os investidores receberam com alguma frieza o anúncio dos resultados da Toyota, cujas ações perderam 0,95 hoje na Bolsa de Valores de Tóquio, devido à evolução negativa refletida nas previsões de resultados anuais.

Em destaque

Subir