Motores

Toyota apresenta equipa para o WRC

apresentacaotoyotawrc1

A Toyota apresentou oficialmente a sua equipa para o campeonato do mundo de ralis (WRC) do próximo ano. Simultaneamente a Toyota Gazoo Racing mostrou o Yaris WRC já com as suas cores definitivas. Um objetivo norteia a formação liderada por Tommi Makinen, e que será formada pelos já anunciados Jari-Matti Latvala e Juho Haninen, sendo Esapekka Lappi o piloto de testes.

Helsínquia, a capital finlandesa, foi o ‘palco’ desta apresentação, onde foi assumido que a primeira prioridade da Toyota Gazoo Racing é ter tudo pronto para estar à partida do Rali de Monte Carlo, a primeira prova de 2017.

Já se sabe que o carro foi concebido segundo os regulamentos da nova geração de WRC, dotado de um motor 1.6 de injeção eletrónica com 380 cv de potência e uma carroçaria onde se reflete a nova liberdade permitida em termos de aerodinâmica. Um bólide desenvolvido e construídos por Tom Fowler, Simon Carrier e Mikko Ruoho.

“O Yaris WRC está bem desenhado e tem um potencial incrível. Os novos regulamentos permitem uma maior liberdade em termos de desenvolvimento. Apesar de termos explorado todas as possibilidades podemos dizer que o carro é fiável e rápido. Mal posso esperar para ver os resultados em condições de corrida reais”, afirma Tommi Makinen.

apresentacaotoyotawrc2

Como piloto mais experiente, Jari-Matti Latvala é aquele de quem se espera mais, mas para já prefere falar mais do momento especial que é guiar para Toyota: “Comecei a minha carreira nos ralis num Toyota Corolla GT em 2001 e a minha primeira oportunidade num World Rally Car foi com um Corolla WRC em 2003 na Estónia”.

“Tantos anos passados parece que regresso a casa. Estou bastante contente por juntar-me à Toyota Gazoo Racing desde o seu começo, iniciando e liderando esta nova aventura com eles. Sinto-me um sortudo por fazer parte desta história e espero que nos traga muitas vitórias”, declara Latavala.

Já Juho Hanninen, que foi determinante no desenvolvimento do Yaris WRC, espera continuar a ajudar a equipa, auxiliado pelo experiente navegador Kaj Lindström.

3Shares

Mais partilhadas da semana

Subir