Motores

Toyota acredita que não se repetirão problemas de sobreaquecimento no Rali do México

Tommi Makinen, responsável pela equipa Toyota no Campeonato do Mundo de Ralis, está confiante de que os problemas de sobreaquecimento que afetaram os Yaris WRC no México em 2018 não se repetirão no evento deste ano.

A terceira prova da temporada, que se disputa dentro de uma semana na região de Guanajuato, é realizada a uma altitude de 2.700 metros e sob temperaturas de verão, sendo considerado um dos eventos mais duros do calendário do ‘Mundial’ de ralis.

Desde que a Toyota regressou ao campeonato, em 2017, que os seus Yaris WRC têm problemas de refrigeração e de ‘respiração’ sob temperaturas tão elevadas. E há dois anos Jari-Matti Latvala perdeu a liderança quando o propulsor e os travões do seu carro sobreaqueceram, relegando-o para a sexta posição.

Apesar de melhorias ao nível do sistema de arrefecimento do motor, incluindo um teste em banco de ensaios em altitude no Japão, o sobreaquecimento continuou a ser um problema para 2018. Este ano, entusiasmado pela vitória de Ott Tanak na Suécia e um teste positivo no sul de Espanha, Makinen prevê uma prova com menores problemas nas especiais de terra mexicanas.

“Trabalhamos bastante, em particular no sistema de refrigeração. O nosso teste de preparação em Espanha correu bem e sentimo-nos prontos. É sempre uma prova muito dura para as equipas por causa da altitude e das altas temperaturas, mas ao longo do ano passado fizemos bastante trabalho para tornar o carro mais fiável nessas condições, ao mesmo tempo que melhoramos a sua performance”, afirma o chefe da equipa Toyota.

Tommi Makinen não esconde que o êxito no rali anterior deixou a sua formação bastante moralizada para a prova mexicana: “Depois da nossa brilhante vitória na Suécia a equipa sente-se muito confiante de que também podemos ter um bom rali no México”.

A Toyota vai para a América Central na liderança do Campeonato do Mundo de construtores, enquanto Tanak comanda a classificação de pilotos pela primeira vez. Além disso os seus companheiros de equipa, Latvala e Kris Meeke, já ganharam a prova mexicana no passado.

Em destaque

Subir