Nas Notícias

Toureiro que caiu em programa da TVI em recuperação há cinco anos

José Luís Gonçalves, que caiu durante as gravações do programa ‘Dança com as Estrelas’, em julho de 2013, continua o seu longo processo de recuperação, ainda internado. “Começou a falar, diz tudo, com um discurso articulado”, diz a esposa, Isabel Gomes, à TV Mais.

O incidente ocorreu a 28 de julho de 2013. Convidado para participar no programa da TVI, José Luís Gonçalves caiu de forma violenta, sofrendo um traumatismo cranioencefálico grave, fraturando a clavícula e partindo três costelas.

Durante um ensaio – os concorrentes de ‘Dança com as Estrelas’ eram figuras públicas que durante a semana preparavam os números que iriam apresentar – o toureiro bateu com a cabeça no chão, após uma queda.

Foi de imediato transportado ao hospital, onde esteve internado, em coma induzido, a lutar pela vida.

Nos dias que se seguiram, o estado de saúde de José Luís Gonçalves apresentou um agravamento, o que obrigou os médicos do Hospital Santa Maria a operar o toureiro.

Os médicos mantiveram o paciente em coma induzido, com prognóstico reservado, e aguardavam uma reação positiva a essa operação, o que viria a suceder.

José Luís Gonçalves permaneceu internado e foi apresentado ligeiras melhorias, recuperando de alegado estado semivegetativo, de acordo com informações que na altura não foram confirmadas.

Entretanto, enquanto decorria a luta pela vida, seguia em paralelo outra batalha: na justiça.

O Tribunal da Relação de Lisboa manteve a decisão do Tribunal Judicial de Oeiras, que condenara a produtora Endemol a pagar uma indemnização de 25 mil euros, mais juros, ao filho do ex-toureiro, Miguel, então com 21 anos.

Os juízes entenderam que “a morte ou a lesão grave de um pai ou de um filho constitui em regra um dano direto (…) que merece ser compensado a título de dano não patrimonial”.

Passaram cinco anos e José Luís Gonçalves permanece internado, numa unidade de cuidados continuados.

De acordo com a TV Mais, continua a recuperar, de forma lenta e com a esposa ao lado.

Isabel Gomes realça que o marido não está bem, mas assinala avanços positivos.

“Nos últimos quatro meses aconteceram os progressos mais significativos. Os médicos dizem que não sabem como isto aconteceu, achavam que ele não ia sair do estado em que estava”.

“Já começou a falar, com um discurso articulado. Mantém conversas, pede coisas, consegue exprimir-se e isso é muito importante para uma pessoa na condição dele”, conta, em declarações àquela revista.

O toureiro “está melhor, mas não está bem”.

“O mais pequeno esforço é grande. Já levanta as pernas, como se estivesse a andar, mas faz isto quando está sentado numa cadeira”, revela.

Em destaque

Subir