Mundo

Touradas: Parlamento Europeu proíbe financiamento comunitário

tourada

O Parlamento Europeu aprovou uma emenda à legislação sobre a política agrícola. A partir de agora, é proibido usar fundos europeus para financiar “atividades taurinas das quais resulte a morte do touro”. As associações de proteção animal aplaudem a medida.

A Política Agrícola Comum (PAC) da União Europeia tinha uma falha grave: as ajudas destinadas às ganadarias eram definidas tendo por base a superfície da exploração e não a atividade.

Isto permitia que muitos abusassem da medida, obtendo financiamento comunitário para promover touradas, entre outras atividades.

A partir de hoje, o cenário muda de figura. O Parlamento Europeu aprovou uma emenda à legislação que previne estes abusos, que constituíam “uma clara violação do Convénio Europeu de proteção dos animais em explorações agrícolas de ganadaria”.

A emenda é taxativa: nenhum fundo europeu poderá ser utilizado para financiar “atividades taurinas das quais resulte a morte do touro”.

Segundo o grupo europeu dos Verdes, que propôs a emenda agora aprovada, tem sido através desta falha que os fundos da PAC são usados para financiar as touradas.

Equo Florent Marcellesi, porta-voz do grupo no Parlamento Europeu, sustentou que “mais de 130 milhões de euros” terão sido ‘desviados’ para financiar “umas 200 ganadarias”.

A aprovação da emenda, com 438 votos a favor e 199 contra, tem agitado as redes sociais, com praticamente todas as associações ligadas aos animais a destacar o facto.

Em destaque

Subir