Categorias: DesportoNas Notícias

Tour: Peter Sagan regressa às vitórias e festeja pela 12.º vez em França

O eslovaco Peter Sagan (BORA-hansgrohe) confirmou hoje o estatuto de favorito na quinta etapa da Volta a França em bicicleta, ao triunfar ao ‘sprint’ e carimbar a 12.ª vitória da conta pessoal no Tour.

Sagan, que reforçou a liderança da classificação por pontos, cumpriu os 175,5 quilómetros entre Saint-Dié-des-Vosges e Colmar em 4:02.33 horas, batendo sobre a meta o belga Wout van Aert (Jumbo-Visma), segundo colocado, e o italiano Matteo Trentin (Mitchelton-Scott), terceiro.

Terminada a espera pela 113.ª vitória na carreira e a 12.ª no Tour, explicou que a “paciência até chegar o triunfo” foi importante, bem como o trabalho dos companheiros e o “controlo de toda a parte plana até à meta”.

“Fiz o meu melhor e chegou [a vitória]. Se não ganho, toda a gente me pergunta o que falta. Como podem ver, não falta nada. É só que todos precisamos de sorte e estar num bom dia para ganhar”, resumiu o campeão do mundo em 2015, 2016 e 2017, vencedor de etapas na prova em 2012, 2013, 2016, 2017, 2018 e 2019.

Além de conseguir “finalmente uma vitória na Volta a França para a equipa”, o eslovaco regressa ao Tour para tentar a sétima vitória da camisola verde, o que lhe permitiria desempatar com o alemão Erik Zabel pelo recorde absoluto na categoria, tendo hoje reforçado a liderança.

Depois de uma fuga que serviu para reforçar a liderança da classificação da montanha para o belga Tim Wellens (Lotto Soudal), ainda que o campeão da Letónia, Toms Skujins (Trek-Segafredo), tenha sido o último a ser alcançado, a 35 quilómetros, a maior ‘surpresa’ aconteceu já depois da última de quatro subidas categorizadas.

A sete quilómetros da meta, o português Rui Costa (UAE Emirates) atacou, em busca de conseguir ganhar uma terceira etapa na ‘Grande Boucle’ e uma primeira vitória desde a Volta a Abu Dhabi de 2017, há mais de dois anos.

O ciclista luso chegou a ter mais de 12 segundos de vantagem sobre o pelotão, mas os ‘comboios’ das equipas dos velocistas impuseram um ritmo alto, que acabou por impedir o português de chegar isolado, sendo apanhado a 2.000 metros do final.

Rui Costa acabou por ser o melhor português, ao cortar a meta em 76.º, com o mesmo tempo do vencedor, subindo ao 36.º posto da geral, a 1.28 minutos. José Gonçalves (94.º) perdeu tempo, mas entrou no ‘top 100’, para o 97.º lugar, no qual também está Nelson Oliveira, hoje 102.º e 86.º na geral.

Na classificação geral, os primeiros lugares sofreram poucas alterações: Alaphilippe segue líder da prova, à frente de dois corredores da Jumbo-Visma, Wout Van Aert, que se aproximou com as bonificações e é segundo, a 14 segundos, e o holandês Steven Kruiswijk, terceiro, a 25, enquanto Sagan entrou no ‘top 10’, para o nono posto.

Na quinta-feira, a sexta etapa introduz a alta montanha na 106.ª edição do ‘Tour’, com uma ligação de 160,5 quilómetros entre Mulhouse e La Plance des Belles Files.

Ao todo, são três subidas de montanha de primeira categoria, além de duas de segunda e duas de terceira, sendo que a mais dura é mesmo a da chegada, com sete quilómetros de ‘escalada’, com 8,5 por cento de inclinação média, que ultrapassa, em alguns troços, os 20 por cento.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 30 de abril de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 30 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

As 4 principais falhas éticas dos líderes que mais prejudicam os trabalhadores

A propósito do Dia do Trabalhador conheça os maiores erros de ética empresarial Quando os…

há % dias

30 de abril, termina a Guerra do Vietname, que durou 16 anos

A Guerra do Vietname terminou a 30 de abril de 1975. Hoje, recorda-se o mais…

há % dias

Investigadores da UC desenvolvem aerogéis compósitos para criação de novas baterias sólidas

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC)…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias