Tecnologia

Este torrent está ativo há 4420 dias. Passaram 12 anos e ainda é partilhado

Em 20 de dezembro de 2003, um internauta publicou um arquivo torrent do filme ‘Matrix’, codificado em ASCII. Já passaram 12 anos e ainda está a ser partilhado. Segundo o site TorrentFreak, este é o torrent mais antigo do mundo.

O site referiu ainda que está a seguir este arquivo desde 2005, ano em que era disponibilizado por apenas um seeder (alguém que partilha o ficheiro completo).

Desde então que há sempre alguém a partilhar o ‘Matrix’ em ASCII, uma codificação à base de texto.

“The.Matrix-ASCII é o filme «Matrix» original codificado em formato de texto”, explicou ‘Jack’, o único nome que identifica o criador do ficheiro: “O produto final é um arquivo MPEG-2 de 7.989.979.136 bytes de tamanho, demasiado grande para caber num DVD. Eu codifiquei novamente o filme ASCII para caber num DVDR padrão”.

Isto porque o arquivo original tinha um tamanho de 4,4 GB, entretanto melhorado para uma versão que ocupa 7,44 GB.

Ainda de acordo com o TorrentFreak, quase todos os torrents vão ‘morrendo’ quando os internautas deixam de o partilhar na íntegrar, fazendo com que os últimos a tentar obter o ficheiro não o consigam na totalidade (o que inviabiliza a posterior partilha).

Mas nem o site consegue explicar o sucesso deste ‘Matrix’ em ASCII, que continua a ser partilhado 12 anos depois de ter surgido.

Em destaque

Subir