Mundo

Tornado que pulverizou Oklahoma tinha três quilómetros de diâmetro

tornado oklahoma1f4 oklahoma moore tornadoUm tornado com três quilómetros de diâmetro, no estado do Oklahoma (EUA), arrasou a cidade de Moore, nesta segunda-feira. Já se contaram 91 mortos e mais de 240 feridos, num cenário de destruição total.

Há 91 mortos confirmados, sendo que entre as vítimas estão 20 crianças. O balanço anterior apontava para 50 mortos, mas nas últimas horas as autoridades já recolheram mais 41 corpos, entre os destroços espalhados pelo tornado.

As autoridades procuram sobreviventes, dentro de casas destruídas. As equipas de emergência procuram vida nas escolas locais e num hospital localizado nos subúrbios de Oklahoma. Nos hospitais de Oklahoma estão mais de 140 pessoas, algumas das quais em estado grave.

O gigantesco tornado – com três quilómetros de diâmetro – foi classificado de categoria F4, sendo que os ventos atingiram 320 quilómetros por hora. A cidade de Moore foi a mais fustigada.

Em Moore, onde vivem cerca de 50 mil habitantes, nunca se verificara um tornado tão mortífero. Em Oklahoma recordou-se 1991, quando ocorreu outro tornado gigantesco, que, no entanto, não foi tão mortal.

Entretanto, Barack Obama, Presidente dos EUA, já decretou a área atingida pelo fenómeno como zona de calamidade. Obama decidiu reforçar as equipas de socorro, com apoio federal, para apoiar as autoridades estaduais e locais.

Os destroços de centenas de casas e edifícios espalharam-se ao longo de 50 quilómetros quadrados. Veja as imagens:

Páginas: 1 2

Em destaque

Subir