Mundo

Tony Nicklinson: O homem que conseguiu finalmente por termo à vida

tony nicklinson 1Britânico conseguiu finalmente vencer a batalha da vida. À decisão do tribunal, que não lhe deu o direito à eutanásia, Nickilson respondeu com uma greve de fome. Morreu esta quarta-feira, aos 58 anos.

A história foi conhecida em março passado e rapidamente apaixonou milhares de pessoas em todo o mundo. Agora conhece o fim mais desejado pela ‘personagem’ principal, mas comecemos pelo início.

Tony Nicklinson era um empresário de sucesso, apaixonado pelo trabalho, mas também pela esposa e filhas. Além disso, este britânico teve, desde sempre, um gosto enorme pelos desportos radicais.

Em 2006, numa viagem de negócios, Tony acabaria por sofrer um derrame cerebral, que o parou para sempre. O AVC retirou-lhe todas as capacidades de movimento mas deixou-lhe o cérebro intacto. Esta rara condição humana é conhecida pelo Síndrome do Encarceramento.

Basicamente, Tony pensava e decidia em perfeitas condições, apenas não conseguia transformar isso em atos, o seu corpo não respondia a qualquer ordem cerebral. Havia no entanto uma parte do corpo que ainda estava ‘viva’, os olhos, que lhe possibilitaram um pequeno desenvolvimento na sua vida. A partir de um sofisticado sistema informático, Tony utilizava os olhos para interagir com um computador.

A sua última grande conquista foi aderir ao Twitter, onde manteve milhares de pessoas atualizadas sobre as suas vivências. Na rede social de microblogging, Tony era já seguido por quase 50 mil utilizadores.

Com o passar do tempo e com a sua incapacidade em desempenhar a mais comum das tarefas, Tony decidiu morrer, mas a sua luta estava apenas a começar. Neste agosto, um tribunal britânico não lhe permitiu o acesso à eutanásia. Ainda mais devastado, prometeu recorrer, mas optou por outra via.

Esta quarta-feira, e após uma greve de fome de dias, Tony conseguiu finalmente o que tanto queria, morrer em paz. Antes disso, ainda conseguiu pedir aos familiares que deixassem uma última mensagem no Twitter: “Goodbye world the time has come, I had some fun” (“Obrigado mundo, a hora chegou, eu diverti-me”).

tony nicklinson 2 big

Em destaque

Subir