Mundo

Tony Nickilson: O britânico paralisado que quer morrer mas não consegue

tony nicklinson 1O caso é conhecido desde março passado. Contudo, a justiça do Reino Unido tomou esta semana uma decisão. Tony Nickilson não está autorizado a recorrer à eutanásia para colocar termo à vida.

Em março, o PT Jornal deu-lhe a conhecer a história de Tony Nicklinson, de 58 anos. Este britânico era um homem de negócios de sucesso, adepto e viciado em desportos radicais, até 2006. Nesse ano, numa viagem de trabalho, Tony sofreu um derrame cerebral, que acabou com os seus sonhos, com os seus desejos e principalmente com a sua vontade em viver.

O AVC retirou-lhe todas as capacidades de movimento mas deixou-lhe o cérebro intacto. Esta rara condição humana é conhecida pelo Síndrome do Encarceramento. Basicamente, Tony pensa e decide em condições, apenas não consegue transformar isso em atos, o seu corpo não responde a qualquer ordem cerebral. Há no entanto uma parte do corpo que ainda está ‘viva’, os olhos, que lhe possibilitam agora um pequeno desenvolvimento na sua vida.

A partir de um sistema de alta tecnologia, Tony Nicklinson já tem uma conta no Twitter, onde pode comunicar com tudo e todos. O sistema lê o movimento dos seus olhos, que agem no fundo como o rato do computador: “Olá mundo, Eu sou Tony Nicklinson, tenho o síndrome de encarceramento e este é o meu primeiro tweet de sempre”, foi esta a primeira mensagem deixada pelo britânico naquela rede social.

Agora, cerca de cinco meses depois da comovente história ser conhecida por todo o mundo, a justiça britânica tomou esta semana a decisão de não deixar Tony recorrer à eutanásia. O coletivo de juízes afirma que, embora esteja sensibilizado pela tragédia do homem, não tem o poder de decidir ou mudar algo em relação à morte assistida.

Minutos após ter sido conhecida a decisão, Tony afirmou não ficar por aqui e já informou os seus mais de 40 mil seguidores no Twitter que vai recorrer.

tony nicklinson 1 big

Em destaque

Subir