Mundo

Tommy Arthur foi executado, ao fim de 30 anos e sete vezes evitadas

O vídeo abaixo é de 1983 e mostra Tommy Arthur a caminho da pena de morte, no Alabama (EUA), mas a execução só ocorreu na manhã de hoje. Ao longo de 30 anos, o ‘Houdini’ conseguiu evitar a execução em sete ocasiões.

A execução de hoje, a oitava agendada para este recluso, só foi possível por ter sido decretada pelo Supremo Tribunal: não havia mais recurso.

Tommy Arthur, de 75 anos e condenado à morte por três juris, foi executado por injeção letal.

Em 1982, tinha sido condenado pelo assassínio de Troy Wicker a pedido da esposa da vítima, Judy Wicker.

À época, o tribunal deu como provado que Judy, que seria amante do homicida, teria pago 10 mil dólares pela morte do marido.

Trinta e três anos depois e após evitar com sucesso sete execuções (o que lhe garantiu a alcunha ‘Houdini’ junto dos restantes reclusos no corredor da morte), Tommy Arthur continuava a garantir que era inocente e a recusar clemência, um apelo legal para tentar evitar a execução.

“Seria admitir que sou culpado e, juro por Deus, eu não cometi o crime”, repetia continuamente Tommy Arthur.

A filha, Sherrie Stone, viu a justiça recusar, à 23.ª hora, um pedido para reapreciação de prova: “Nunca tive a certeza se o meu pai matou Troy Wicker. Às vezes estava convencida que sim, mas noutras acreditava que estava inocente. Agora nunca saberei a verdade, porque negaram-me a análise de DNA feita com a tecnologia mais recente”.

Em destaque

Subir