Insólito

Tom Crist ganha a lotaria e entrega tudo à caridade: 28 milhões de euros

tom crist 210tom crist bigO bilhete era de Tom Crist, mas quem ganhou a lotaria foram as obras de caridade. O canadiano foi notificado por ter ganho 28 milhões de euros, mas decidiu doar o prémio na íntegra a instituições de caridade. “Já tive sorte suficiente”, explica.

Um canadiano, viúvo, ganhou uma lotaria no valor de 40 milhões de dólares (cerca de 28 milhões de euros), mas não vai receber nada. Todo o prémio a que Tom Crist tem direito vai ser integralmente doado a obras de caridade. “Eu já tive sorte suficiente, durante uma carreira de 44 anos com uma empresa”, explicou o vencedor, citado pela CNN. Segundo a Reuters, o homem vendeu a empresa, no ano passado, por cerca de 1,14 mil milhões de dólares.

Foi em maio que Tom Crist soube que tinha ganho, quando viajava pelo estado norte-americano da Califórnia, mas o prémio não lhe alterou os projetos. Depois de há dois anos ter perdido Jen, a mulher (com 33 anos de idade), devido a um cancro, o homem optou por doar o prémio à caridade.

“Fiz o suficiente para que eu possa cuidar de mim e das minhas crianças, para que elas possam cuidar do seu futuro. Eu realmente não preciso do dinheiro”, frisou Tom Crist, citado pela CBC News. Os 28 milhões de euros serão depositados num fundo que irá beneficiar instituições de caridade escolhidas pelo vencedor da lotaria e pelos filhos. Uma das instituições contempladas será o Tom Baker Cancer Center, o hospital oncológico onde a esposa lutou contra o cancro.

Apesar de ter ganho em maio, a história só agora é revelada porque as regras da lotaria obrigam à identificação, com fotografia incluída, do vencedor. Impossibilitado de continuar a manter o anonimato, Tom Crist foi receber o cheque usando uns óculos escuros. O prémio, de 40 milhões de dólares, foi o maior entregue na região de Calgary, no Canadá.

Em destaque

Subir