Desporto

“Todos recorriam ao doping na época de Armstrong”, diz líder da Agência Mundial Antidopagem

lance armstrong 1Polémica afirmação do presidente da Agência Mundial Antidopagem. “Todos se dopavam, no tempo de Lance Armstrong”, afirma John Fahey, salientando que “havia esta cultura no ciclismo” e que os dirigentes e a própria União Ciclita Internacional também deveriam sentar-se no ‘banco dos réus’.

Um dia depois da União Ciclista Internacional (UCI) ter retira os sete títulos alcançados por Lance Armstrong na Volta à França, surgem declarações polémicas de John Fahey, presidente da Agência Mundial Antidopagem (AMA).

Segundo John Fahey, o caso que envolve Lance Armstrong é apenas uma gota no oceano do recurso a substâncias ilegais, no ciclismo. “Houve uma altura em que, no ciclismo, a cultura era a do recurso ao doping. Não tenho a menor dúvida deste facto”, diz John Fahey

Em declarações a uma rádio da Austrália, o presidente da AMA refere ainda que “há provas” dadas por ciclistas, que afirmavam que “não era possível competir sem doping”. E por isso também os dirigentes das equipas “devem ser responsabilizados” e não apenas os ciclistas.

“Os diretores das equipas e a própria União Ciclita Internacional têm de assumir as suas próprias responsabilidades”, assume ainda John Fahey, numa reação à retirada dos títulos a Armstrong (sete vitórias na Volta à França), numa humilhação para o ciclista norte-americano. A UCI defende que o nome de Lance seja apagado da história da modalidade.

Recorde-se que, depois de se ter afastado das provas, as suspeitas de envolvimento de Armstrong em casos de doping começaram a surgir. O ciclista norte-americano foi mesmo acusado de ter participado no esquema de dopagem mais evoluido da história do desporto. leia mais

Em destaque

Subir