Nas Notícias

Todos pela Luna: Pais alertam para esquemas de burla

Há pessoas a aproveitar o drama da pequena Luna, a menina de 6 anos que enfrenta uma leucemia, para cometer burla. O aviso é dado na página criada para angariação de fundos para os tratamentos: “Andam pessoas a tentar recolher mealheiros, intitulando-se de familiares da Luna”.

A boa vontade do Homem vem sempre com o reverso da medalha. No caso de Luna, há quem não hesite em tirar proveito do drama que vive a menina e a família.

Recorde-se que Luna, de 6 anos, enfrenta desde os 3 uma leucemia linfoblástica aguda. O caso tornou-se viral quando a menina foi rejeitada, pelo Hospital Great Ormond Street (Inglaterra), por falta de garantia bancária para os custos do tratamento.

O drama da família levou várias figuras públicas, como o humorista António Raminhos e o jornalista Mário Augusto, a recorrerem ao poder das redes sociais para ajudar. Foi então criada uma página no Facebook com fins solidários, Todos pela Luna, e uma conta de crowdfunding.

Pois é nessa página que vem o alerta: há quem esteja a tentar tirar proveito da solidariedade das pessoas para cometer burla.

“Atenção! Fomos informados que andam pessoas a tentar recolher mealheiros, intitulando-se de familiares da Luna, assim como pessoas com mealheiros a realizar peditórios na rua para a Luna. Não está dada autorização pela família para estes peditórios na rua, nem está dada autorização para levantamento de mealheiros”, refere o aviso.

“Fomos também informados que existem mealheiros em locais não identificados para a causa da Luna”, refere ainda o alerta: “Solicitámos assim a todos os estabelecimentos comerciais que têm mealheiro que por favor nos informem através de mensagem ou e-mail”.

O texto informa que “os mealheiros autorizados” até ao momento estão sob a responsabilidade do Clube Fluvial Vilacondense (CFV) e do Futebol Clube A-Ver-O-Mar.

Amanhã, a família e os responsáveis pelas iniciativas solidárias vão reunir no mercadinho solidário no posto náutico do CFV para apurar quanto dinheiro foi recolhido para ajudar a pequena Luna.

“Entretanto, já há duas lojas que quiseram entregar os mealheiros e fizeram o depósito na conta do pai da Luna”, refere também a página Todos pela Luna: “Talho Nova Póvoa, que angariou 140 euros, e Padaria Oliveira 2, que angariou 127,38 euros referentes às gorjetas do ano de 2015 dos funcionários”.

Em destaque

Subir