Nas Notícias

Todos pela Luna: Ciclista Rui Costa citado em anúncio falso

todos pela lunaAo início da tarde de hoje, um alegado jornalista vila-condense deu conta que já tinha sido recolhido o dinheiro para tratar a pequena Luna, a menina de 6 anos que enfrenta uma leucemia linfoblástica aguda. O ciclista Rui Costa foi envolvido numa declaração que se provou ser falsa.

Por volta das 15h00, o Facebook de Carlos Lima, um alegado jornalista de Vila do Conde, dava conta de que já tinha sido angariada a verba necessária para pagar os tratamentos da Luna, a menina de 6 anos que desde os 3 luta contra a leucemia linfoblástica aguda.

Em dois artigos publicados quase ao mesmo tempo, a página de Facebook revelava ainda que o ciclista Rui Costa, campeão mundial em 2013, tinha avançado com um donativo de 70 mil euros, “a quantia que faltava”.

Porém, a página oficial da iniciativa solidária, Todos pela Luna, continuava em silêncio. Até há pouco…

“Já foram arrecadados até ao dia de hoje 238 mil euros. Estamos a caminhar para o objectivo e cada vez mais perto de o alcançar”, explicavam os familiares e amigos da menina que gerem a página oficial: “Felizmente a sociedade tem-se revelado muito generosa com a Luna, pelo que os pais dizem humildemente, com o coração cheio, obrigado, abraçando todas as pessoas que tem apoiado esta causa, como se fosse a sua causa”.

A publicação de Carlos Lima foi uma das mais citadas nos comentários, levando os responsáveis do movimento Todos pela Luna a um esclarecimento, logo após a revelação de em quanto vai o montante angariado: “Temos no entanto percepcionado informações falsas postadas nesta página que em nada contribuem para o fim de ajudar a Luna, tendo sido inclusive com permissão da família apagados comentários falsos sobre total angariação de dinheiro e saída da Luna de Portugal”.

“Pedimos às pessoas seriedade na divulgação de informação, pois este excesso de ruído não ajuda nem contribui para diminuir a dor destes pais, que lutam a cada segundo por uma vida que foge a cada segundo pelas mãos”, diz ainda o texto.

Na publicação de Carlos Lima, um perfil que entretanto ‘desapareceu’ do Facebook, estava “confirmado” que o montante necessário tinha sido assegurado: “Foi angariado todo o dinheiro para que a Luna possa ser tratada em Inglaterra. Agora é de esperar que o hospital inglês abra as suas portas o mais rapidamente possível e que a princesa vila-condense volte a sorrir”.

No outro artigo publicado quase em simultâneo, o alegado jornalista referia ainda que “o ciclista poveiro Rui Costa contribuiu com cerca de 70 mil euros, a quantia que faltava, para que fosse atingido o valor necessário para que a Luna possa ser tratada em Inglaterra”.

É de referir que Rui Costa tem sido uma das personalidades que mais tem feito para divulgar a causa da Luna, pelo que deve ter ficado surpreendido por ver o seu nome usado para fins que não se percebem.

O caso de Luna tornou-se viral quando a menina foi rejeitada, pelo Hospital Great Ormond Street (Inglaterra), por falta de garantia bancária para os custos do tratamento.

O drama da família levou várias figuras públicas a recorrerem ao poder das redes sociais para ajudar. Foi então criada a página Todos pela Luna e uma conta de crowdfunding.

Em destaque

Subir