Ralis

Todo-o-terreno: Ricardo Porém vence Baja Terras de Alcoutim

RicardoPoremAlcoutim114RicardoPoremAlcoutim114 600Ricardo Porém obteve a sua primeira vitória absoluta no campeonato nacional de todo-o-terreno ao impor-se na Baja Terras de Alcoutim, que este fim-de-semana se realizou na região do Algarve. Um triunfo que o piloto de Leiria começou a ‘desenhar’ no prólogo.

Ricardo Porém e Luís Marques entraram ao ataque no setor seletivo, marcado por um incêndio no Mitsubishi de Nuno Tordo, que obrigou à neutralização da prova.

A desistência do campeão nacional, Miguel Barbosa, logo no quilómetro 11, deixou o caminho mais livre para a dupla do BMW Série 1 Proto, que mesmo assim se teve que aplicar para se impôr, pois teve uma ligeira saída de estrada e problemas de transmissão perto do final.

Mas o domínio de Ricardo Porém nunca esteve verdadeiramente, já que o piloto leiriense acabou por vencer com mais de sete minutos de vantagem sobre o segundo classificado, garantindo um triunfo que também o coloca na liderança do campeonato.

“Estamos todos muito felizes e uma vez mais ficou bem patente o excelente trabalho da minha equipa, que esteve novamente imparável. Não foi, todavia, uma prova fácil. Tivemos uma saída de estrada ao quilómetro 50, e reconheço que foi com alguma sorte que consegui colocar o carro novamente em pista”, declarou Ricardo Porém à chegada.

“Já na fase final partiu-se uma transmissão e tivemos que rolar com algumas cautelas para chegar ao fim. Foi uma prova dura mas em que o esforço foi altamente compensador. Sinto-me nas nuvens”, acrescentou o piloto de Leiria.

RuiSousaAlcoutin114 600Rui Sousa acabou por levar o seu Evoque à segunda posição, mas não sem uma grande disputa com Rómulo Branco, pois a ponta final do piloto da Toyota Overdrive foi fortíssimo e à passagem pelo segundo controlo de passagem apenas 15 segundos separavam segundo e terceiro. Ponto a partir do qual a organização decidiu a classificação, face ao incêndio no carro de Nuno Tordo.

Classificação

1.º Ricardo Porém/Luís Marques (BMW), 4h47m05s

2.º Rui Sousa/João Santos (Evoque) + 7m28,7s

3.º Rómulo Branco/João Serôdio (Toyota) + 7m43,8s

4.º Enrique Bonafonte/António Saraiva (Dacia) + 20m00,2s

5.º José Mendes/Carlos Bexiga (Mitsubishi) + 20m33,6s

6.º Francisco Gil/Filipe Rasteiro (Nissan) + 23m17,3s

7.º Jorge Cardoso/Paulo Torres (Isuzu) + 26m30,9s

8.º Alexandre Franco/Rui Franco (Nissan) + 27m22,3s

9.º Pedro Ruivo/Jorge Amaral (BMW) + 31m21,1s

10.º Fernando Cunha/Vítor Fragoso (Nissan) + 32m41,0s

Em destaque

Subir