Ralis

Todo-o-terreno: Ricardo Porém vence Baja Portalegre e arrebata o título

RicardoPoremPortalegre3014RicardoPoremPortalegre314 600Ricardo e Manuel Porém venceram a Baja Portalegre 500 e dessa forma sagraram-se campeões nacionais de todo-o-terreno, estreando-se da melhor maneira aos comandos do Mini 4All Racing.

Mas a prova do ACP esteve longe de ser um ‘mar de rosas’ para a dupla de Leiria, já que na fase matinal não evitou uma saída de estrada que lhe poderia ter comprometido o resultado. Na altura Ricardo Porém perdeu seis minutos.

“Mas não desisti, procurei anular a diferença, pois também sabia que de manhã levantava menos pó e podia atacar mais. Fiz isso procurando não cometer erros. Mas não foi fácil. Procurei manter a cabeça fria até ao fim, contentrando-me naquilo que tinha de fazer”, contou o piloto leiriense no final da prova.

Embora tenha começado melhor do que o seu adversário, Miguel Barbosa acabou pior a Baja, perdendo tempo na parte da tarde e vendo-se superado, não apenas por Ricardo Porém, mas também por Nasser Al-Attiyah, que também não tivera um começo de dia, e ainda pelo brasileiro Reinaldo Varela.

AlattiyahPortalegre214 600Al-Attiyah ainda tentou ir buscar a vitória, mas terminaria a mais de minuto e meio do vencedor, embora com mais de um minuto de vantagem para o terceiro classificado.

Conformado com o último lugar do pódio e a perda do campeonato, Miguel Barbosa salientou a dureza da prova: “Foi muito duro, recuperámos bem, tentamos tudo mas não foi suficiente para alcançar a vitória. Conquistámos os mesmos pontos que o Ricardo Porém, mas a fórmula de desempate veio a favorecer o Ricardo, a quem quero dar desde já os parabéns”.

Filipe Campos também deu nas vistas ao fechar o top cinco. Apesar de estar há três inativo, o piloto portuense deu muito boa conta de si, adaptando-se muito bem à condução do Mini 4 All Racing que estreou em Portalgre.

FilipeCamposPortalegre214 600Nuno Matos foi o quarto melhor português, levando o seu Opel Mokka até ao sétimo posto, imediatamente à frente de João Ramos, que sentiu algumas dificuldades na sua estreia aos comandos da Toyota Hilux.

Classificação

1.º Ricardo Porém/Manuel Porém (Mini) 5h25m37s

2.º Nasser Al-Attiyah/Mathieu Baumel (Ford) + 1m33s

3.º Reinaldo  Varela/Gustavo Gugelmin (Toyota) + 2m40s

4.º Miguel Barbosa/Mário Castro (Mitsubishi) + 3m52s

5.º Filipe Campos/Joana Sotto Mayor (Mini) + 6m14s

6.º Vladmir Vasilyev/Kostantin Zhiltsov (Mini) + 6m25s

7.º Nuno Matos/Filipe Serra (Opel) + 8m57s

8.º João Ramos/Vítor Jesus (Toyota) + 9m23s

9.º Miroslav Zapletal/Maciej Marton (H3) + 19m22s

10.º Paulo Ferreira/Jorge Monteiro (Nissan) + 22m52s

Em destaque

Subir