Ralis

Todo-o-terreno: Ricardo Porém soma segundo triunfo

RicardoPoremOleiros214RicardoPoremOleiros214 600Ricardo Porém obteve a sua segunda vitória no campeonato nacional de todo-o-terreno ao impor-se este sábado na Baja Oleiros/Proença/Mação. Um triunfo que o piloto de Leiria disputou desde o prólogo com o campeão nacional Miguel Barbosa, que viria a desistir no segundo setor seletivo.

No entanto não se pense que a vitória de Porém se deveu ao abandono do piloto do Mitsubishi Racing Lancer, pois quando Barbosa claudicou a vantagem do leiriense chegou a ser de 15 segundos.

E se é certo que um toque do BMW X3 Proto numa árvore esfumou essa diferença, o campeão nacional também teve problemas mesmo antes da desistência. Uma fuga de combustível no Racing Lancer iria mais tarde a originar o abandono.

“Desistimos ao km 89. Foi pena depois de uma luta renhida com o Ricardo Porém. Entrámos no segundo troço determinados em anular a diferença e vencer a prova. Já vínhamos com mais de dois minutos de vantagem, depois deste se ter atrasado no início, pelo que é um desfecho inglório”, contou desiludido Miguel Barbosa.

Sem o campeão nacional em prova a vida de Ricardo Porém ficou um pouco mais facilitada, pois Rómulo Branco estava já muito longe, a mais de um minuto, e sem um grande conhecimento do terreno o piloto do Toyota Hilux optou por manter a segunda posição e os pontos correspondentes.

RomuloBrancoOleiros214 600No final a alegria do vencedor era evidente: “Acreditei até ao fim. Confesso que andei muitas vezes para além dos limites, mas também é verdade que acreditei sempre que podia ganhar. E agora fui recompensado”.

Atrás dos dois primeiros, o espanhol Enrique Bonafonte levou o Dacia Duster ao último lugar do pódio, antecedendo o segundo BMW Proto, guiado por Pedro Ruivo, e a Nissan Navara com que Mário Raposo venceu o agrupamento T2.

Em destaque

Subir