Ralis

Todo-o-terreno: Pilotos paraplégicos competem em Portalegre

IsidreEstevePortalegre114ValterMartinsPortalgre114 600Isidre Esteve, Valter Martins e Miguel Vilar são três dos concorrentes da Baja 500 de Portalgre Os dois primeiros ficaram paraplégicos devido a um acidente de competição, mas vão alinhar aos comandos de um Buggy UTV, enquanto Miguel Villar é um antigo piloto de velocidade e navegador de ralis que chegou a ficar em coma após um acidente de viação.

Nos três casos os pilotos não baixaram os braços e voltam a competir, ainda que o espanhol Isidre Esteve, antigo vicecampeão europeu de enduro, não o faça numa moto mas num UTV em companhia de Valter Martins, antigo piloto de enduro e já no Raid TT à Ferraria de 2013 tenha regressado à competição alinhando aos comandos de um Polaris.

IsidreEstevePortalegre114 600Esteve, que na Baja Almanzora de 2007 sofreu uma lesão onde fraturou duas vértebras, tem competido este ano em Espanha com a equipa KH7 Polaris, ocupando atualmente a segunda posição dos UTV no campeonato do país vizinho.

Já Miguel Villar, cuja recuperação deve bastante ao conhecido neurologista António Damásio, enfrenta o desafio da Baja Portalegre 500 num quad depois de ter atravessado os Estados Unidos de bicicleta. O que diz bem da sua abnegação e percurso de vida explicado no seu livro ‘Entro no palheiro e sento-me na agulha’.

E há outra razão para este antigo piloto de Fórmula Ford abordar agora o todo-o-terreno aos comandos de uma Yamaha Banshee; o seu amigo Tomaz Mello Breyner, falecido há uns anos, adotando os lemas ‘Tomás esta é por ti’ e ‘Se o gajo conseguiu eu também consigo’.

Em destaque

Subir