Motociclismo

Todo-o-terreno: Paulo Gonçalves vence última etapa e termina em segundo no Rali dos Sertões

PauloGoncalvesSertoes814PauloGoncalvesSertoes814 600Paulo Gonçalves concluiu na segunda posição o Rali dos Sertões, quinta e penúltima prova do campeonato do mundo de todo-o-terreno que se disputou no Brasil. O piloto português da Honda não conseguiu evitar a vitória de Marc Coma na prova mas foi o mais rápido na derradeira etapa, que terminou em Belo Horizonte.

Foi o quinto triunfo de ‘Speedy’ em oito especiais do rali, mas a regularidade do espanhol da KTM acabou por ser decisiva, uma vez que Coma se impôs com mais de três minutos sobre o piloto de Esposende. Os dois estão agora separados por uma dezena de pontos no campeonato quando só falta disputar um evento para o final da temporada, que terá lugar em Marrocos.

“Ganhei cinco dois oito dias de corrida, pelo que tenho de estar satisfeito com a minha exivição, com a minha Honda CRF450 Rally e com a equipa HRC. Penso que fizemos um bom trabalho e a única coisa que ficou a faltar foi o triunfo, que poderia ter conseguido com um pouco mais de sorte”, declarou Paulo Gonçalves no final.

Já Hélder Rodrigues assegurou, como se previa, a quarta posição, uma vez que mais de sete minutos o separaram do último lugar do pódio, obtido pelo brasileiro Jean de Azevedo.

HekderRodriguesSertoes814 600“Estou feliz por ter terminado este rali, que já não fazia desde 2009. Acho que fiz uma boa corrida. Houve dias em que podia ter andado mais rápido, mas esta prova é um pouco perigosa e não posso arriscar tudo nestas provas”, referiu o piloto de Almargem do Bispo no final.

“A moto portou-se muito bem e a equipa também. Acho que estamos todos de parabéns e agora só falta atacar no Dakar”, acrescenta Hélder Rodrigues, já a pensar na prova ‘rainha’ do todo-o-terreno mundial a disputar em Janeiro.

Quanto a Ruben Faria, uma boa prestação neste último dia de rali levou-o a realizar o quarto melhor tempo e a recuperar da nona para a oitava posição da classificação geral das motos.

Classificação final

1.º Marc Coma (KTM) 18h21m51s

2.º Paulo Gonçalves (Honda) + 3m23s

3.º Jean Azevedo (Honda) + 14m05s

4.º Hélder Rodrigues (Honda) + 21m46s

5.º Jordi Viladoms (KTM) + 26m37s

6.º Sam Sunderland (KTM) + 33m37s

7.º Ike Klaumann (Honda) + 43m41s

8.º Ruben Faria (KTM) + 46m36s

9.º David Casteu (KTM) + 47m35s

10.º Ramon Sacilotti (Honda) + 1h06m57s

Em destaque

Subir