Ralis

Todo-o-terreno: Nasser Al-Attiyah amplia vantagem no Dakar vencendo a quarta etapa

AlAttiyahDakar415AlAttiyahDakar415 600Nasser Al-Attiyah aumentou a sua vantagem na liderança da classificação dos automóveis no Rali Dakar, que esta quarta-feira marcou a saída da Argentina e a entrada no Chile numa quarta etapa que ligou Chilecito.a Copiapo.

O piloto do Qatar impôs com 2m40s de vantagem sobre Nani Roma, e passou a comandar a prova aumentando para 8m15s a diferença que possui para Giniel De Villiers, que foi terceiro nos 315 quilómetros da especial.

“Foi um bom dia para nós. Atacamos um pouco mais nas dunas. No final da etapa o Giniel foi o homem a bater. Ele é sempre muito regular no Dakar, sempre nos primeiros lugares. Conseguir distanciar-me três minutos foi por isso uma boa operação”, afirmou Al-Attiyah no final da tirada.

“Quero continuar assim, sendo prudente e atacando de vez enquando. Ontem rolamos um pouco relaxados e hoje atacamos um pouco. Isso permite-nos andar um pouco mais tranquilamente amanhã”, acrescentou o piloto qatari.

Desta vez quem brilhou na Peugeot foi Stéphane Petehansel, que realizou o quinto, já que Carlos Sainz teve problemas no turbo do motor do seu 2008 DKR, e foi obrigado a esperar pela assistência da marca francesa, devendo afundar-se na classificação.

PeterhanselDakar415 600Mas o espanhol não foi o único a ter problemas, já que o argentino Orlando Terranova perdeu-se antes de ficar parado no percurso com problemas mecânicos no seu Mini. Isso beneficou AlRahji, que apesar de um furo foi quarto na etapa e saltou para o terceiro posto da classificação geral.

Quanto aos portugueses, Carlos Sousa foi o melhor, com o 11.º tempo, a mais de 17 minutos de Al-Attyah e na ‘geral’ já é sétimo, continuando a ser o melhor dos ASX Racing da Mitsubishi Brasil.

Classificação após a 4.ª etapa

1.º Nasser Al-AttiyahMatthieu Baumel (Mini) 12h30m44s

2.º Giniel De Villiers/Dirk Von Zitzewitz (Toyota) + 8m15s

3.º Yazeed Al Rahji/Timo Gottschalk (Toyota) + 23m33s

4.º Bernhard Ten Brinke/Tom Colsoul (Toyota) + 42m32s

5.º Krystof Holowczyc/Xavier Panseri (Mini) + 43m30s

6.º Erik Van Loon/Rosegaar Wouter (Mini) + 45m14s

7.º Carlos Sousa/Paulo Fiúza (Mitsubishi) + 59m26s

8.º Christian Lavieille/Pascal Maimon (Toyota) + 1h00m44s

9.º Aidyn Rakhimbayev/Anton Nikolaev (Mini) + 1h04m53s

10.º Ronan Chabot/Gilles Pillot (SMG) + 1h11m30s

Em destaque

Subir