Ralis

Todo-o-terreno: Miguel Barbosa garante sexto título na Beira Baixa

MiguelBarbosaHexacampeao210MiguelBarbosaHexacampeaoMiguel Barbosa sagrou-se este domingo campeão de Portugal de Todo-o-terreno pela sexta vez ao vencer a Baja TT Proença Oleiros. O ceptro do piloto lisboeta pôde ser festejado por antecipação na prova da Escuderia de Castelo Branco devido ao triunfo e ao abandono de Hélder Oliveira a poucos quilómetros do final.

Atacámos forte no início, o que nos permitiu ganhar uma margem importante para os perseguidores e que nos deu confiança para o resto da prova. Agora pretendemos acabar bem o campeonato e o facto de já termos conquistado o título nacional não se irá refletir no empenho e concentração que apresentaremos nas duas provas que falta”, declarou o vencedor no final da prova.

Confirmando as indicações dadas no prólogo de sábado, Barbosa impôs a ‘lei’ do seu Mitsubishi Racing Lancer logo no primeiro setor seletivo, quando conseguiu uma vantagem superior a 9 minutos sobre Pedro Grancha.

Depois, na parta da tarde, o piloto lisboeta ampliou ainda mais a diferença para o seu rival de Cascais, que acabou a quase 10 minutos e meio do vencedor. Isto porque Hélder Oliveira não conseguiu protagonizar a oposição que se esperava, com um tubo de admissão do seu BMW a obriga-lo a perder seis minutos.

No limite do top dez, o piloto de Barcelos encetou uma recuperação que o levou até ao terceiro posto, mas a pouco mais de 20 quilómetros do fim a quebra de um dos triângulos de suspensão do X1 Proto forçou-o ao abandono.

EdgarCondensoProençaFora de prova ficara já Carlos ‘Tucha’ Barbosa, depois de capotar devido ao pó deixado pelo Opel Mokka de Nuno Matos, forçando a uma neutralização. Percalço que Edgar Condenso não teve ao impor-se na categoria T2, batendo Alexandre Franco por 40 segundos.

Contudo nem o título de T2 nem de T8 foram ainda atribuídos, apesar de Condenso reforçar a liderança e César Sequeira ser segundo atrás de Pinhão nesta última classe, enquanto Fernando Cunha impôs a sua Nissan Navara entre os TT Classic.

Classificação final

1.º Miguel Barbosa/Miguel Ramalho (Mitsubishi Racing Lancer) 5h02m17s
2.º Pedro Grancha/Inês Ponte (BMW Eov X1) + 10m35s
3.º Alejandro Martins/José Marques (Nissan Off Road) + 25m43s
4.º José Mendes/Carlos Bexiga (Mitsubishi L200) + 38m10s
5.º Edgar Condenso/Nuno Silva (Isuzu D-Max) + 42m22s

Em destaque

Subir