Ralis

Todo-o-terreno: Hélder Oliveira estreia novo DEpiéres em Idanha-a-nova

HelderOliveiraDEpieres114HelderOliveiraDEpieres114 600Hélder Oliveira está de regresso ao campeonato nacional de todo-o-terreno e logo envolvido num novo projeto, pois irá tripular um DEpiéres 2RM na Baja de Idanha-a-nova, que no próximo fim-de-semana se vai disputar naquela região da Beira Baixa.

Tal como já se sabia há algumas semanas, o piloto de Barcelos respondeu a um convite de Fernando Santos, para um projeto apresentado dias antes da estreia no Kartódromo de Baltar, e que tem a particularidade de utilizar um veículo de duas rodas motrizes.

“É um novo conceito, que se destaca por ter um peso muito inferior a uma máquina de 4×4, com uma relação peso/potência melhor e também um curso livre de suspensão”, lembra Fernando Santos.

O responsável da equipa está espetante para a prova de Idanha-a-nova, sobretudo face ao confronto “com as máquinas de tração tradiconal”, mas está tão entusiasmado como o seu piloto, que será acompanhado pelo experiente navegador de ralis Nuno Rodrigues da Silva.

“Este é um projeto que nasce na cabeça do Fernando Santos que, em parceria com a Universidade do Minho, desenvolveu um novo chassis, ao qual aplicou todos os seus profundos conhecimentos mecânicos, mas com a inovação de ser uma máquina de duas rodas motrizes”, salienta Hélder Oliveira.

HelderOliveiraDEpieres214 600“Não sabemos muito bem o que nos pode permitir uma máquina com estas características face à concorrência, mas o ponto forte é claramente a diminuição do peso. Por isso ainda não traçamos objetivos desportivos”, reconhece o piloto minhoto.

“A nossa intenção é tentar trazer o máximo possível de quilómetros, perceber o carro, ver como se posiciona face à concorrência e só depois poderemos definir onde queremos chegar”, remata Hélder Oliveira, que é prudente em desafios que desconhece.

Em destaque

Subir